Necrim em Botucatu faz conciliação de 95% dos crimes de menor potencial ofensivo
13/01/2020
Necrim em Botucatu faz conciliação de 95% dos crimes de menor potencial ofensivo

Objetivo é a solução de conflitos nas infrações de menor potencial ofensivo (com pena de até dois anos) como perturbação de sossego, ameaça, lesões leves, danos, ameaças, injúria, acidente de trânsito, entre outros

 

O trabalho do Núcleo Especial Criminal (Necrim) de Botucatu, que tem no comando o delegado Carlos Antônio Improta Julião Filho, atende a centenas de casos e tem saldo de 95% de composições (conciliações). Desde agosto todos os conflitos foram conciliados em 100%. Julião Filho tem ao seu lado na conciliação de conflitos os policiais Paulo Ferreira e Luiz Felipe Azevedo.

O Necrim, que funciona no prédio da Delegacia Seccional, no mesmo anexo do Plantão Policial, é um órgão vinculado à Polícia Civil destinado à solução de conflitos nas infrações de menor potencial ofensivo (com pena de até dois anos) como perturbação de sossego, ameaça, lesões leves, danos, ameaças, injúria, acidente de trânsito, entre outros.

Dessa forma, atua com agilidade nos atendimentos em defesa dos direitos dos cidadãos e na preservação da paz social, mediando audiências de conciliação em que vítima e agressor são convocados para que seja feito um acordo que visa evitar duas ações judiciais: a criminal e a cível,  buscando a conciliação das partes envolvidas na presença dos respectivos advogados.

“Assim, as questões são resolvidas mais rapidamente, o que traz fôlego aos trabalhos do Poder Judiciário e do Ministério Público. Também é uma maneira de trazer um atalho na solução de conflitos mais simples e também liberar a Polícia Civil para reforçar as investigações relacionadas à criminalidade mais complexa e organizada”, coloca Julião Filho. “As composições realizadas são enviadas para o judiciário e homologadas”, complementa.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.