Violência doméstica é uma das tipificações de crime mais atendida pelas forças de segurança da Cidade
24/08/2020
Violência doméstica é uma das tipificações de crime mais atendida pelas forças de segurança da Cidade

Foto - Divulgação

Infração não distingue classe social, raça, etnia, religião, orientação sexual, idade e grau de escolaridade e em muitos casos mulheres acabam sendo assassinadas por seus companheiros ou ex-parceiros, crime caracterizado como feminicídio

 

Atualmente, o crime de violência doméstica acontece com muita frequência e em Botucatu não é diferente. Pelo menos um caso é registrado todos os dias pelas forças de segurança da Cidade, para que os criminosos sejam indiciados e presos.

 

A violência doméstica é um fenômeno que não distingue classe social, raça, etnia, religião, orientação sexual, idade e grau de escolaridade. Não são raras casos em que mulheres acabam sendo assassinadas por seus companheiros ou ex-parceiros, crime caracterizado como feminicídio.

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, de Botucatu, procura alertar as mulheres sobre os seus direitos. “É importante que todas as mulheres saibam que a violência referida pela Lei Maria da Penha pode ser física, psicológica e moral”, afirma a presidente do Conselho, Maria Flávia Maiello Ferreira.

Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei n° 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.   De acordo com o artigo 3º da Lei Maria da Penha, é de responsabilidade da família, da sociedade e do poder público assegurar às mulheres o exercício dos “direitos à vida, à segurança, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

 

Violência é classificada em cinco tipos

- Violência Física: é aquela que ofende a integridade ou saúde corporal da mulher, pode ser espancamento, arremessar objetos, estrangulamento, sufocamento, lesões com objetos cortantes ou perfurantes, ferimentos causados por queimaduras ou armas de fogo, ou ainda tortura.  

Violência Psicológica: é aquela que causa dano emocional e diminua a autoestima, que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher, podendo acontecer através de ameaças, humilhação, isolamento, perseguição, limitação do direito de ir e vir, além de insultos e chantagem.  

- Violência Sexual: qualquer conduta que constranja a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça ou uso da força. 

- Violência Patrimonial: é aquela que configura a retenção, subtração ou destruição parcial/ total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, entre outros.  

- Violência Moral: é aquela que configura difamação, calúnia e injúria, podendo ser através de falsas acusações, desvalorizar a vítima pelo seu modo de se vestir, expor a vida da vítima, entre outros.  

Em razão do crescente aumento do crime as  Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher (DDMs) passaram a atender e investigar apenas infrações penais relativas à violência doméstica ou familiar e infrações contra a dignidade sexual. Serão atendidas as vítimas de violência doméstica, familiar ou crimes contra a dignidade sexual levando em conta a identidade de gênero e não apenas o sexo biológico.

Antes, casos como briga entre vizinhas eram levadas à delegacia por ter mulheres envolvidas, agora essas ocorrências passam a ser tratadas como desentendimento comum em qualquer delegacia.  Em Botucatu, a DDM está instalada na Rua Major Matheus, 1001, Vila dos Lavradores, capacitada para realizar ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência de gênero.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.