Após período da piracema, pescadores profissionais retornam às suas atividades nos rios e represas
01/03/2021
Após período da piracema, pescadores profissionais retornam às suas atividades nos rios e represas

Medida é uma política pública necessária para a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e permite aos peixes a chance de crescimento e reprodução 

 

Desde a primeira hora desta segunda-feira, dia 1º de março, os pescadores profissionais estão liberados para a prática de suas atividades nos rios e represas, após o período da piracema, que interrompeu a pesca de 1º de novembro a 28 de fevereiro.

Medida é uma política pública necessária para a sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Ela permite aos peixes a chance de crescimento e reprodução, fases importantes para o ciclo de vida desses animais, evitando assim a diminuição dos estoques ao longo do tempo.

Durante esse período, a Polícia Militar Ambiental de Botucatu responsável por uma extensa área, agregando várias cidades da região, realizou fiscalização e patrulhamento constante em rios, lagos e represas, objetivando coibir a pesca predatória e punir os infratores. Os números oficiais do trabalho deverão ser divulgados, oportunamente.

 

Área de comando de Botucatu

Vale destacar que a Polícia Ambiental de Botucatu agrega 26 municípios da região, com população estimada em 500 mil habitantes. Estão dentro da área de comando da Ambiental de Botucatu as três maiores represas do Estado de São Paulo: Barra Bonita, Chavantes e Jurumirim.

Além disso, o território de Botucatu alcança 15 mil quilômetros quadrados de área terrestre, 1.000 quilômetros quadrados de rios e 1.500 quilômetros quadrados de represas, atendendo várias denúncias de crimes contra a natureza por dia.

A sede  está instalada às margens do km 248+400 metros da SP-300 Rodovia Marechal Rondon, ao lado do antigo prédio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), num espaço de três mil metros quadrados, sendo 500 de área construída.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.