Corpo de Bombeiros combate incêndio que atingiu uma área de 10 hectares na Serra de Botucatu
12/09/2021
Corpo de Bombeiros combate incêndio que atingiu uma área de 10 hectares na Serra de Botucatu

Fotos - PM/Corpo de Bombeiros

Causa mais provável do início do incêndio que se propagou rapidamente em razão da estiagem, foram velas acesas por visitantes do lado externo da mureta da capela de São Cristovão

 

Neste domingo, dia 12, policiais do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Botucatu atenderam a um caso de incêndio numa área de vegetação nativa na altura do km 240 da SP-300 Rodovia Marechal Rondon, na Serra de Botucatu, nas imediações da Capela de São Cristovão, um dos pontos turísticos bastante visitado da região.

Segundo avaliou o Corpo dos Bombeiros, a causa mais provável do início do incêndio que se propagou rapidamente por causa da estiagem, foi em razão de velas acesas por visitantes do lado externo da mureta da capela numa espécie de pote.

O fogo, de acordo com avaliação dos policiais, atingiu a uma área de 10 hectares. Na operação de combate, foram utilizados dois helicópteros contratados pela empresa Bracell, que também cedeu equipes para auxiliar o trabalho dos policiais.

Vale destacar que a capela recebeu o nome de São Cristóvão por ser o santo protetor dos viajantes e motoristas. Ela chegou a ser restaurada em 1995 e receber novos reparos em 2013, mas no ano de 2016 foi alvo de um incêndio que destruiu parte do telhado, sendo novamente reformada em 2017.

A capela é considerada um patrimônio público e do turismo de Botucatu. As pessoas visitam a igreja não apenas por serem devotas, mas também para apreciar a beleza natural do relevo da cuesta.

 

Queimadas propositais  

Vale destacar que a estiagem que já dura várias semanas, faz com que aumente o risco de queimadas em terrenos baldios e acostamento de rodovias onde são despejados diferentes materiais inservíveis e de fácil combustão como móveis velhos, roupas, papel, plástico, galhos secos, etc. E muitas queimadas são provocadas de maneira proposital.  

Um incêndio de grandes proporções pode ser iniciado por uma simples bituca de cigarro acesa, jogada á beira da estrada, onde exista, por exemplo, uma plantação de cana de açúcar, que serve de refúgio para muitos animais silvestres que acabam morrendo queimados ou intoxicados pela fumaça em suas tocas. Depois que o fogo se propaga torna-se difícil seu controle.

 

Principais causas de incêndio
- Bitucas de cigarro;
- Fogueiras;
- Queima não controlada em pastos e canaviais;
- Queima de lixo;
- Descuido humano.

Prejuízos oferecidos pelas queimadas
- Destruição de plantações e construções rurais;
- Perda de remanescentes florestais;
- Morte de animais silvestres (inclusive espécies em extinção);
- Poluição do ar
- Agravos à saúde (principalmente doenças respiratórias e alergias);
- Contribuição para o aquecimento global (produção em excesso de dióxido de carbono);
- Acidentes com queimaduras e até mesmo morte de pessoas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.