Corpo de Bombeiros de Botucatu realiza campanha educativa para evitar acidentes no feriado de Carnaval
25/02/2022
Corpo de Bombeiros de Botucatu realiza campanha educativa para evitar acidentes no feriado de Carnaval

Fotos - Divulgação

São diversas dicas preventivas com folders relativas as ocorrências mais comuns nesta época, como acidentes de trânsito e afogamentos

 

O Grupamento do Corpo de Bombeiros de Botucatu está promovendo uma campanha educativa com a finalidade de evitar casos de acidentes, durante o feriado de Carnaval. Embora os eventos carnavalescos tenham sidos cancelados o feriado se manteve.

São diversas dicas preventivas com folders relativas as ocorrências mais comuns nesta época, como acidentes de trânsito e afogamentos. “Você é o maior responsável pela sua segurança”, diz o slogan.

 

Acidentes no trânsito

- Não dirija vendo o celular, comendo, com animais no colo ou alcoolizado; Faça sempre a manutenção em seu veículo; Siga as regras de trânsito; Dê a preferência aos pedestres e veículos menores; Seja na condução de um veículo ou como pedestre, seja consciente respeitando as leis e o próximo. No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!

 

Acidentes com afogamentos

- Nunca deixe uma criança sozinha na área da piscina. O adulto responsável tem que manter atenção 100% e nunca se afastar além da distância de 1 braço da criança. Outra ação importante é não deixar brinquedos na piscina ou próximo a elas, pois estes são atrativos para a criança tentar pegá-los e poderá cair na água.

- Desligue sempre a bomba da piscina antes de começar a utilizá-la, pois o ralo pode aspirar e prender o cabelo ou outras partes do corpo. Não confie nas boias de braço ou outros flutuantes, pois eles podem murchar e colocá-las em risco. A maior segurança é a atenção, supervisão e vigilância total na criança.

 

Pescarias com embarcações

Para aqueles que gostam de pescar utilizando embarcações, jamais entre nelas sem utilizar o colete salva vidas. Nos rios, não nade afastado da margem e não entre saltando de cabeça em local raso ou que você não conhece a profundidade.

- Se estiver em rios ou cachoeiras, fique atento ao perceber que o volume de água está aumentando, mudando de coloração ou de velocidade. Pode ser uma cabeça d'água, que é uma enchente repentina que pode arrastar e afogar os banhistas. Saia imediatamente e procure um local mais alto para se proteger. Se ingerir bebida alcoólica ou alimentos em demasia não entre na água. Água no umbigo sinal de perigo.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.