Delegacias de polícia do estado vão funcionar em regime especial devido ao coronavírus
18/03/2020
Delegacias de polícia do estado vão funcionar em regime especial devido ao coronavírus

Fotos - Valéria Cuter

Delegado seccional de Botucatu, Lourenço Talamonte Neto, é responsável por uma área que agrega 13 municípios

 

Portaria esclarece que o policial não pode se recusar a prestar atendimento a quem procurar a delegacia mas, na medida do possível, a pessoa deve ser orientada a fazer tudo pela internet

 

O delegado seccional de polícia de Botucatu, Lourenço Talamonte Neto, que é responsável por uma área que agrega 13 municípios da região, aponta que as delegacias de polícia do estado de São Paulo vão funcionar em regime especial em razão do novo coronavírus.

A portaria foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial do Estado (DOE) e o regime especial prevê que as ocorrências deverão ser registradas pela internet e a delegacia responsável pela região vai apenas validar os boletins de ocorrência (BOs).

O atendimento direto será mantido apenas nos casos de: violência doméstica ou contra crianças e adolescente; morte e desaparecimento de pessoa; estupro, sequestro e cárcere privado; roubo e/ou extorsão; e situação de flagrante.

A portaria do delegado-geral esclarece que o policial não pode se recusar a prestar atendimento a quem procurar a delegacia mas, na medida do possível, a pessoa deve ser orientada a fazer tudo pela internet.

"Caberá ao Delegado de Polícia decidir se o fato apresentado ou noticiado demanda imediata providência de polícia judiciária ou poderá ser postergado, sem eventual prejuízo para a prova", afirma o Delegado Geral de Polícia, Ruy Ferraz Fontes, no documento.

Além disso, a portaria deixa a cargo dos responsáveis pelas unidades a possibilidade de implementar sistemas de senhas para limitar o ingresso de pessoas nas áreas comuns dos prédios.

A Secretaria de Segurança Pública afirma que não haverá interrupção nos serviços prestados nas delegacias de polícia e demais equipamentos de atendimento emergencial na área de segurança.

O texto diz ainda que, seguindo orientação do Centro de Contingência do coronavírus, a secretaria recomenda que a população evite a presença física nas unidades e ampliou a lista de crimes que podem ser registrados por meio da Delegacia Eletrônica.

"Nos casos em que a presença física é indispensável para o registro de ocorrências, as delegacias territoriais permanecerão preparadas para atender o público e já foram adotadas medidas para garantir a devida higienização dos estabelecimentos e a proteção de servidores, agentes de segurança e demais cidadãos."


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.