Registros de diferentes crimes já podem ser feitos através de delegacia eletrônica
26/03/2020
Registros de diferentes crimes já podem ser feitos através de delegacia eletrônica

Em razão da disseminação da COVID-19, novo coronavírus, a Polícia Civil recomenda a utilização do modelo eletrônico para evitar aglomerações nos distritos policiais e, assim, reduzir os riscos de contágio 

 

O governo do Estado de São Paulo aponta que já está em operacionalidade na capital e em todo interior paulista a Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br) que passa a registrar uma série de crimes que antes só podiam ser registrados presencialmente. Será possível notificar pela internet roubo ou furto a residência; roubo ou furto a estabelecimento comercial; crimes contra o consumidor; roubo ou furto de carga; ameaça; estelionato; entre outros.

“O sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo registrará pela internet a quase totalidade das ocorrências policiais. A única exceção são ocorrências que dependem de coleta imediata de provas, como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica”, disse o governador João Doria.

As delegacias territoriais seguem funcionando normalmente, mas, em razão da disseminação da COVID-19, novo coronavírus, a Polícia Civil recomenda a utilização do modelo eletrônico para evitar aglomerações nos distritos policiais (DPs) e, assim, reduzir os riscos de contágio.

A ampliação da Delegacia Eletrônica estava prevista para o segundo semestre, mas foi antecipada por causa da doença. A partir do registro feito pelo cidadão no portal, as ocorrências serão avaliadas pela Central Eletrônica de Polícia Judiciária da área do fato.

O delegado responsável, assim que receber a notificação, fará o enquadramento da natureza do crime e adotará as medidas cabíveis, como entrar em contato com a vítima e providenciar as diligências e perícias necessárias. A vítima também vai receber mensagem por e-mail com as devidas requisições de perícia médico-legal, juntamente com uma cópia do Boletim de Ocorrência finalizado.

A Delegacia Eletrônica pode ser acessada a partir de computadores, smartphones ou tablets, por meio do endereço eletrônico www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.

 

Crimes que podem ser registrados na Delegacia Eletrônica

- Ameaça

- Estelionato

- Roubo ou furto a estabelecimento comercial

- Roubo ou furto a residência

- Roubo ou furto de carga

- Crimes contra o consumidor

- Roubo de veículos

- Furto de veículos

- Furto de documentos/celular/placa de veículo/bicicleta

- Perda de documentos/celular/placa de veículo

- Roubo de documentos/celular/objetos

- Injúria, calúnia ou difamação

- Acidente de trânsito sem vítimas

- Desaparecimento de pessoas

- Encontro de pessoas

- Furto de fios/cabos em vias públicas (somente para empresas concessionárias)

- DEPA - Proteção Animal


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.