Polícia Civil e Vigilância em Saúde flagram crime de maus-tratos a animais em Rubião Júnior
20/02/2024
Polícia Civil e Vigilância em Saúde flagram crime de maus-tratos a animais em Rubião Júnior

Foto - Divulgação

Cão, amarrado numa corda mal podia se movimentar, estando muito debilitado, andando em suas próprias fezes e sem alimentação adequada

 

Uma denúncia anônima ocasionou uma ação conjunta da Polícia Civil de Botucatu e Departamento de Proteção Animal da Vigilância Ambiental em Saúde, no Distrito de Rubião Júnior.

Numa residência, que já estava sendo fiscalizada por operações semelhantes já realizadas pelo mesmo crime em visitas anteriores, policiais e agentes encontraram amarrado no quintal um cão da raça Pit Bull, em condições precárias.

O animal, amarrado numa corda com pouco espaço de locomoção, mal podia se movimentar, estando muito debilitado, andando em suas próprias fezes e sem alimentação adequada.

O proprietário do cão foi conduzido à Central de Polícia Judiciária onde acabou indiciado pela autoridade judiciária em crime de maus tratos a animais. O animal foi recolhido para ser tratado e, posteriormente, adotado.

Maus-tratos configuram infração ambiental e também crime ambiental e a pessoa infratora responde nas duas esferas, administrativa e penal e em alguns casos, pode até ser presa.

Por isso, a adoção de um animal, por se tratar de um ser vivo, é coisa séria e requer guarda responsável. Ou seja, implica comprometimento do tutor em atender as necessidades físicas, psicológicas e ambientais de seu animal, fornecendo abrigo, alimentação adequada, higiene, afeto, exercícios, vacinação, vermifugação, tratamento médico-veterinário, realização do controle populacional, restrição da mobilidade, respeito a suas peculiaridades e necessidades.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.