Polícia Militar Ambiental devolve à natureza espécie de coruja em risco de extinção
17/07/2020
Polícia Militar Ambiental devolve à natureza espécie de coruja em risco de extinção

As aves foram libertadas em área de mata no Distrito de Rubião Junior, após terem passado por um processo de avaliação e recuperação veterinária junto ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens, da Unesp

 

A final da tarde desta sexta-feira, a Polícia Militar Ambiental de Botucatu que tem no comando o tenente André Manoel realizou a soltura de três corujas suindara (Tyto furcata), também conhecida como coruja de igreja ou do campanário.

A presente ação da Polícia Militar Ambiental se deu durante a Operação Floresta Mais Segura, que ocorre em todo o Estado de São Paulo nos dias 17 e 18 de julho, visando reforçar ações de combate ao desmatamento, caça, tráfico e posse ilegal de animais silvestres, e pesca predatória.

As aves foram libertadas em área de mata no Distrito de Rubião Junior, após terem passado por um processo de avaliação e recuperação veterinária junto ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Unesp. As aves permaneceram em tratamento médico por um mês até que foram consideradas aptas para serem reintroduzidas na natureza.

A coruja é um animal de hábitos noturnos e se alimenta essencialmente de presas vivas, possuindo poderosas garras usadas para a defesa e alimentação. Os voos diurnos costumam ocorrer somente quando é afugentada, pois é uma ave que possuí uma audição muito apurada que lhe traz vantagens no ambiente natural e na ausência de luminosidade, alimentando-se de pequenos roedores e insetos.

Algumas crenças populares atribuem o “mau agouro” a figura da coruja, porém é um animal inofensivo ao ser humano, apenas se defende e defende suas crias, quando acuado e desempenha importante papel na cadeia alimentar e no controle de outros animais, em especial no de roedores, mitigando as perdas e prejuízos em plantações e reduzindo o risco de doenças trazidas por ratos nas áreas urbanas.

 

Estrutura da Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental de Botucatu tem em sua área de abrangência 26 municípios da região, agregando uma população estimada em mais de 500 mil habitantes, fazendo divisa com o estado do Paraná.

A sede regional está instalada às margens do km 248+400 metros da SP-300 Rodovia Marechal Rondon, ao lado do antigo prédio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e atende, 24 horas, para informações, orientações e denúncias pelo telefone (14) 3882-6070.

Comandada pelo tenente André Manoel, a regional de Botucatu opera em um prédio de 500 metros quadrados de área construída, onde estão 17 departamentos, com cozinha, dormitório, alojamentos, sala de aula, administração, comando, entre outras.

Também estão em área comandada pela regional de Botucatu duas bases em Piraju e Avaré, além das três maiores represas do Estado de São Paulo: Barra Bonita, Chavantes e Jurumirim. Toda a área da regional chega a atingir 15 mil quilômetros quadrados de área terrestre, 1.000 quilômetros quadrados de rios e 1.500 quilômetros quadrados de represas, atendendo várias denúncias de crimes contra a natureza por dia.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.