Grupo Ambiental de Botucatu resgata ave considerada símbolo de São José dos Ausentes
03/09/2020
Grupo Ambiental de Botucatu resgata ave considerada símbolo de São José dos Ausentes

Agentes fizeram o resgate do animal  e o seu  encaminhamento ao  Cempas, onde passará por avaliação dos veterinários de plantão para futura reintrodução à natureza

 

O Grupo de Proteção Ambiental  (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu resgatou uma ave conhecida como curicaca com ferimentos em uma das asas.  Os agentes do GPA foram acionados pelo morador de um sítio localizado próximo ao Morro do Peru, que encontrou a ave ferida e com dificuldades de voar.

Os GCMs fizeram o resgate do animal e o seu encaminhamento ao  Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia  (Cempas), da Unesp, onde passará por avaliação dos veterinários de plantão para futura reintrodução à natureza.

A curicaca, considerada ave símbolo do Município de São José dos Ausentes (RS) conforme lei nº 636, de 8 de dezembro de 2005, mede cerca de 69 cm de comprimento e têm cerca de 43 cm de altura, possuindo ainda um bico longo e curvo, pescoço esbranquiçado ou alaranjado, peito alaranjado, dorso cinza-esverdeado e partes inferiores negras, além das pernas avermelhadas.

Esta ave está presente em grande parte do Brasil, tendo menu variado incluindo insetos, larvas, centopeias, pequenos lagartos, ratos, caramujos, aranhas e outros invertebrados. Somam-se a isso anfíbios, pequenas cobras e sapos (já que esta ave não se incomoda com as toxinas liberadas por eles).


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.