Serpente exótica que não é natural do Brasil é capturada em Botucatu pela Vigilância em Saúde
04/10/2020
Serpente exótica que não é natural do Brasil é capturada em Botucatu pela Vigilância em Saúde

Cobra foi encaminhada ao CEMPAS da Unesp de Botucatu, para ser avaliada, mas não poderá ser solta na natureza já que é exótica, ou seja, não é nativa do Brasil

 

Acionada por populares equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) foi acionada para realizar a captura de uma serpente conhecida popularmente como “cobra de milho” (corn snake), espécie americana introduzida ilegalmente no Brasil e pode comprometer o ecossistema já que compete pelas mesmas presas e ambientes das cobras nativas.

Após a captura, a cobra que apresentava boa saúde e sem sinais de ferimentos aparentes, foi encaminhada ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS) da Unesp de Botucatu, para ser avaliada. Entretanto, não poderá ser solta na natureza, já que é exótica (não é nativa do Brasil).

Essa espécie de cobra é uma das atrações do Serpentário do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (CEVAP), na Fazenda Lageado, e é um dos pontos turísticos mais visitados da região. A serpente por ser muito dócil pode ser manuseada por visitantes, acompanhados de especialistas.

A cobra-do-milho é uma espécie norte-americana que subjuga sua presa por constrição e não é venenosa. Pode ser encontrada pela região sudeste dos Estados Unidos. Sua natureza dócil, relutância a morder, tamanho médio como adulto, padrão atraente, cores vibrantes, e cuidado comparativamente simples fazem com qual são comumente mantidas como animais de estimação em relação a outras espécies.

Por causa disso, muitas dessas espécies de cobra foram trazidas, ilegalmente, ao Brasil. Apesar de não possuírem veneno, na natureza, ao se sentirem ameaçadas, podem morder como defesa.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.