Secretaria de Estado de Turismo exalta as belezas naturais do Município de Botucatu
29/01/2020
Secretaria de Estado de Turismo exalta as belezas naturais do Município de Botucatu

Fotos - Divulgação

A matéria aponta a Cidade como um dos destinos turísticos mais procurados e um dos mais interessantes do interior paulista, citando  vários pontos que são os mais procurados

 

Uma matéria divulgada na página oficial da Secretaria Estadual de Turismo, administrada por Vinicius Lummertz, faz uma explanação sobre as belezas naturais de Botucatu, que foi elevado a MIT (município de interesse turístico) e recebe milhares de turistas. Cidade é conhecida como “Terra da Aventura” onde diversas provas radicais são realizadas, atraindo atletas de todo Brasil.

A matéria aponta Botucatu como um dos destinos turísticos mais procurados e um dos mais interessantes do interior paulista, citando  vários pontos que são os mais procurados, mostrando que o potencial da Cidade, no que diz respeito a belezas naturais, está muito bem servida.

 

O que diz a matéria

A tranquila Botucatu, que fica a 224,8 km de São Paulo, é uma cidade em que até os não adeptos de aventuras e esportes radicais têm uma variedade de opções para os finais de semana e feriados. Para aqueles que querem apenas desfrutar de boas trilhas na mata, andar de bicicleta e também descansar, esse parece ser o recanto: o clima é subtropical úmido com temperaturas amenas (o que originou o nome Botucatu, que veio diretamente do tupi: “Ybytu-Katu”, traduzindo, a terra dos “bons ares”).
 
Botucatu, que é um MIT (município de interesse turístico) de cerca de 146,5 mil habitantes, tem acesso pelas rodovias Marechal Rondon (a SP-300) e a Castelo Branco (SP-280). É a partir da própria Marechal Rondon, por exemplo, que se avista a famosa formação rochosa chamada de “O Gigante Adormecido”, uma das favoritas dos fotógrafos de plantão, para quem vai na direção a Bofete, a uns 40km de distância de Botucatu. Outras atrações locais são as mais de 70 cascatas e cachoeiras, como o belo complexo “Véu da Noiva”, a apenas 4,5km do centro da cidade.
 
É aventura por todos os lados. Os praticantes de mountain bike, cicloturismo, cannoying, paraglider, caminhada ecológica, rapel e off-road se deparam com uma natureza exuberante e com razoável acesso. A rampa de voo livre, localizada no topo da formação geológica chamada Cuesta e se pode chegar até ela pela estrada rural Geraldo Biral, com 5km de caminho de terra. Aliás, Botucatu faz parte do Circuito turístico Polo Cuesta ao lado de Anhembi, Areiópolis, Bofete, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel, todas com proximidade com o rio Tietê.
 
Para além das curiosidades físicas da região, que se encontra sobre escarpas, morros e declives muito suaves, Botucatu guarda curiosidades para visitante nenhum reclamar. A cidade é conhecida por haver relatos de pessoas que avistaram sacis, tendo obtido assim o título de “Capital Nacional do Saci”. Outro traço ancestral e místico é o fato de a região ter sido, em tempos anteriores à chegada do primeiro europeu ao continente, território de passagem do fabuloso Caminho de Peabiru, que ligava o Império Inca, no Peru, ao litoral atlântico brasileiro. É buscar pela Botucatu que preencha todos os gostos. Para mais informações sobre a cidade em www.botucatu.sp.gov.br

 

Fotos Divulgação


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.