Vigilância Ambiental captura ninhada de cobra jararaca em propriedade da zona rural
09/02/2021
Vigilância Ambiental captura ninhada de cobra jararaca em propriedade da zona rural

Proprietário capturou o animal adulto e o prendeu em um tambor, para evitar riscos, mas com a chegada dos agentes da VAS foi detectado que a cobra havia gerado 20 filhotes nas horas em que esteve presa

 

Uma cobra peçonhenta da espécie conhecida como jararaca adulta fêmea com uma ninhada de 20 filhotes foram capturadas pela Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu, numa propriedade da zona rural. Esse espécie de serpente tem uma picada com alto poder de veneno, que pode levar um ser humano à morte em poucas horas.

Inicialmente o proprietário havia acionado a VAS por encontrar a jararaca adulta nas proximidades de sua casa e colocá-la em um tambor para evitar riscos. Durante o trabalho, os agentes detectaram que a serpente havia gerado uma ninhada com 20 filhotes, dentro do tambor nas horas em que esteve presa.

Ao coordenador da VAS, Valdinei Silva, o dono da propriedade rural onde a cobra foi encontrada revelou que viu o réptil no fim de semana e o conteve em um tambor para que não oferecesse risco às pessoas. No início da semana ligou para a vigilância para recolher a serpente.

A surpresa foi muita grande dos agentes e proprietário quando abriram o tambor e perceberam que a serpente, mesmo presa, havia gerado a ninhada. “Em 21 anos trabalhando na Vigilância Ambiental em Saúde, eu nunca recebi uma ocorrência dessa forma”, conta Valdinei. A jararaca mãe e seus 20 filhotes foram entregues ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (CEVAP), da Unesp de Botucatu, na Fazenda Lageado.  

A vigilância orienta que quem encontrar animais peçonhentos em locais com circulação de pessoas e animais, como casas e propriedades, não devem tentar manusear ou matar, mas sim ligar no número 199, da Guarda Civil, para acionar a Vigilância Ambiental em Saúde e fazer a captura dos animais e dar o destino adequado a eles.

 

Jararaca

Nome científico: Bothrops jararaca
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Habitat: Florestas e cerrado
Hábitos: Noturnos
Nome popular: Jararaca

Características: É muito perigosa, mas geralmente foge assim que avistada. Mede cerca de 1,20m. A jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes. Sempre que for pegar algo no chão, ou caminhar na mata, deve-se usar um calçado, de preferência uma bota, e prestar muita atenção por onde pisa.


A reprodução é vivípara, isto é, dá a luz a filhotes ao invés de colocar ovos, com o nascimento previsto para início da estação chuvosa. Quando filhote, a jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta. Na fase adulta se alimenta de pequenos roedores.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.