Após serem recuperados no Cempas de Botucatu, animais silvestres são devolvidos à natureza
17/04/2021
Após serem recuperados no Cempas de Botucatu, animais silvestres são devolvidos à natureza

No Cempas estão dezenas de aves e animais resultado de apreensões policiais, vítimas de atropelamentos em estradas e caçadores ou ainda vindos de pessoas que criam os animais e depois resolvem abandoná-los  

 

A Polícia Militar Ambiental reintroduziu na natureza diversos animais silvestres que passaram por um período de tratamento médico veterinário no Centro de Medicina e Estudos em Animais Selvagens (Cempas) da Unesp de Botucatu.

A soltura foi acompanhada por veterinários que trataram desses animais e aconteceu durante o Patrulhamento Preventivo e a Operação Servir e Proteger.  Foi devolvido ao habitat natural um tatu galinha, um cachorro do mato, um inhambu - chororó, uma gralha do campo, uma jararaca e quatro cascavéis.

O local escolhido para a soltura dos animais foi o quilômetro três da Rodovia Eduardo Zucari Duratex, nas proximidades do instituto FloraVida.  Os policiais apontam que todos os bichos estavam aptos para reintrodução à natureza e a soltura ocorreu sem maiores problemas.

 

Tratamento de animais silvestres

O professor/doutor Carlos Roberto Teixeira, responsável pela introdução do Cempas em Botucatu enfatiza que o desenvolvimento das monoculturas, o avanço das construções urbanas nas áreas verdes e o aumento das malhas viárias diminuem os habitats naturais dos animais silvestres, que acabam invadindo a zona urbana.

No Cempas estão dezenas de aves e animais resultado de apreensões policiais, vítimas de atropelamentos em estradas, queimadas e caçadores ou ainda vindos de pessoas que criam os animais e depois resolvem abandoná-los. 

“Animais que não podem mais viver na natureza são usados para doutorado ou encaminhados para criadouros conservacionistas legalizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Produtos Renováveis (IBAMA) ou mesmo para zoológicos”, explica Teixeira. “Já os aninais recuperados e em boas condições de saúde são reintroduzidos ao habitat natural”.

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.