Polícia Militar Ambiental de Botucatu resgata veado catingueiro na zona rural de Bofete
24/07/2021
Polícia Militar Ambiental de Botucatu resgata veado catingueiro na zona rural de Bofete

O animal que estava perdido numa estrada rural, nas proximidades da área de plantio de eucalipto da Eucatex foi colocado numa caixa e encaminhado ao Cempas da Unesp

 

Neste sábado, dia 24, em ação de patrulhamento pelo Município de Bofete, o 2º Pelotão da 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Botucatu, com os cabos Pontes e Foglia resgataram um filhote de veado catingueiro que tem o nome científico de Mazama gouazoubira.

O animal estava perdido numa estrada rural, nas proximidades da área de plantio de eucalipto da Eucatex. Verificado que o filhote estava assustado e debilitado, sendo colocado numa caixa e encaminhado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade de Medicina da Unesp, campus de Rubião Júnior, onde permaneceu sob os cuidados da equipe de veterinários especializados.

O veado catingueiro é um cervídeo de pequeno porte, pesando entre 11 e 25 kg. Mede entre 85 a 105 cm de comprimento e possui entre 50 e 65 cm na altura. A coloração varia desde o avermelhado até o cinza, com cor mais clara no ventre, e áreas brancas na parte inferior da cauda e interior das orelhas.

São animais geralmente diurnos e solitários, mas podem formar pequenos grupos em período de escassez de alimentos. As onças pintada e parda são seus principais predadores. Sua dieta se constitui principalmente de frutos e folhas. A gestação dura cerca de 7 meses e dão à luz um filhote por vez. O ciclo reprodutivo do veado-catingueiro é rápido, com as fêmeas podendo ter até duas prenhez por ano.

A União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN (International Union for Conservation of Nature) lista a espécie como de "baixo risco", assim como não consta na lista do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Produtos Renováveis - IBAMA, de animais em extinção.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.