Grupo de Proteção Ambiental resgata tamanduá mirim com ferimentos causados por queimada
14/09/2021
Grupo de Proteção Ambiental resgata tamanduá mirim com ferimentos causados por queimada

Animal capturado resgatado, provavelmente, habitava na região de queimada em Anhumas, bairro em que foi localizado e tinha diversas queimaduras nas patas e aparentava estar intoxicado e bastante debilitado

 

Nesta terça feira (14) o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal (GCM, de Botucatu, realizou o resgate de um tamanduá mirim em área urbana do município.  Devido às atuais queimadas os animais saem de seu habitat natural para fugir do fogo.

O animal capturado resgatado, provavelmente, habitava na região de queimada em Anhumas, bairro em que foi localizado, pois possuía diversas queimaduras nas patas e aparentava estar intoxicado e bastante debilitado. O animal foi encaminhado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu, onde permaneceu sob cuidados dos veterinários de plantão.

O professor/doutor Carlos Roberto Teixeira, responsável pelo CEMPAS aponta que é considerável o número de animais silvestres que dão entrada no hospital com ferimentos causados por queimadas criminosas que ocorrem na zona rural do Município e na região.

De acordo com Teixeira, as queimadas quando não afetam, diretamente, os animais, fazem com quem eles deixem o habitat natural para escapar do fogo e acabam sendo atropelados ao atravessar estradas ou invadindo residências na área urbana.

“Recebermos animais como lobos guarás, cachorros do mato, tamanduás, tatus, veados, cobras, aves, entre outros, queimados ou com fraturas causadas por atropelamentos nas estradas. Alguns nós conseguimos salvar, mas outros, infelizmente, não. Também não são raros os casos de animais que, em razão das queimadas, acabam morrendo intoxicados por inalação de fumaça, dentro das suas tocas”, disse Teixeira.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.