Grupo de Proteção Ambiental da GCM resgata saruê e tamanduá-bandeira em área urbana do Município
05/01/2022
Grupo de Proteção Ambiental da GCM resgata saruê e tamanduá-bandeira em área urbana do Município

Fotos - Divulgação

Ambos os animais foram resgatados e encaminhados ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens - CEMPAS, da Unesp de Botucatu para serem avaliados pela equipe veterinária

 

Na tarde desta quarta feira (5) o Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Civil Municipal de Botucatu, realizou o resgate de dois animais silvestres em pontos diferentes do Município: um saruê fêmea (gambá), com diversos filhotes e um macho de tamanduá-bandeira.

Os animais foram resgatados e encaminhados ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens - CEMPAS, da Unesp de Botucatu para serem avaliados pela equipe veterinária coordenada pelo professor doutor Carlos Teixeira.

Após avaliação primária foi constatado que os animais estavam em perfeitas condições de serem devolvidos a seu hábitat natural, sendo os mesmos soltos em ambiente seguro conforme orientação dos veterinários do CEMPAS.

 

CEMPAS

Entre as suas atividades cotidianas, o CEMPAS presta atendimento especializado nas áreas de clínica, cirurgia e de diagnóstico a animais selvagens em situação de risco, resgatados pelo poder público ou encaminhado pela população.

Capacita os profissionais responsáveis por tais resgates (Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, etc.), a fim de garantir a segurança das pessoas envolvidas e aumentar as chances de recuperação do animal para que seja devolvido à natureza.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.