Grupo Ambiental de Botucatu captura onça suçuarana em propriedade rural nas proximidades do Rio Pardo
15/04/2022
Grupo Ambiental de Botucatu captura onça suçuarana em propriedade rural nas proximidades do Rio Pardo

O animal estava no interior de um galinheiro e, segundo o proprietário, havia devorado cerca de 80 aves e após ser sedado com dardos anestésicos o animal foi encaminhado à Unesp

 

Uma ação do Grupo de Proteção Ambiental  (GPA), da Guarda Municipal de Botucatu com apoio do Corpo de Bombeiros e profissionais do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), da Unesp de Botucatu, resultou na captura de uma onça parda, também conhecida como suçuarana na zona rural da Cidade.

Os agentes municipais foram acionados para comparecer a uma propriedade rural (sítio), às margens da SP-209 Rodovia João Hipólito Martins – Castelinho,  nas proximidades do Rio Pardo, onde o animal silvestre estava no interior de um galinheiro e, segundo o proprietário, havia devorado cerca de 80 aves. O dono do sítio não soube dizer durante quantos dias a onça ficou no galinheiro.

Após ser sedado com dardos anestésicos o animal foi encaminhado ao Cempas, onde passou por uma avaliação médica. Como não apresentava lesão e tinha um comportamento considerado normal para a espécie, acabou devolvido ao seu habitat natural, na tarde desta sexta-feira (15). A equipe do órgão fez o mapeamento de um local seguro para a operação de soltura.

Esta espécie de animal é o segundo maior felino nativo das Américas ficando atrás apenas da onça-pintada e pode pesar até 100 quilos. O espécime capturado em Botucatu é uma fêmea jovem, com cerca de três anos, e pesou 22 quilos.  Como a maioria dos indivíduos deste grupo, são animais solitários, carnívoros e territorialistas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.