Grupo de Proteção Ambiental resgata tamanduá mirim nas proximidades da linha férrea em Rubião Junior
27/07/2022
Grupo de Proteção Ambiental resgata tamanduá mirim nas proximidades da linha férrea em Rubião Junior

Animal resgatado é uma fêmea em gestação que foi avaliado pela equipe de veterinários e como não apresentava nenhum ferimento foi devolvida à natureza, onde deverá gerar seus filhotes

 

Nesta quarta- feira (27) o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal (GCM), de Botucatu, realizou o resgate de um tamanduá mirim no Distrito de Rubião Júnior, nas proximidades da linha férrea.

O animal resgatado é uma fêmea em gestação que foi encaminhado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu, onde foi avaliado pela equipe de veterinários. Como a fêmea não apresentava nenhum ferimento foi devolvida à natureza, onde deverá gerar seus filhotes.

 

Especificação

O tamanduá-mirim é um animal arborícola e pode ter até 105 centímetros de comprimento, reconhecido, principalmente, por um padrão de pelagem que faz com que pareça que ele usa um colete preto, apesar de que essa coloração pode variar, com indivíduos totalmente pretos ou marrons. Possui longas garras nas patas anteriores, e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores.

São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimenta, preferencialmente, de formigas e cupins, preferindo as castas reprodutivas de formigas, e não soldados. Seus predadores incluem felinos de grande e médio porte, como a onça-pintada, a suçuarana e a jaguatirica. Os filhotes são carregados nas costas da mãe, até que se tornem independentes, mas ocasionalmente podem ser deixados em "ninhos".


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.