Tamanduá bandeira que invadiu a zona urbana é capturado e devolvido ao seu habitat natural
07/08/2022
Tamanduá bandeira que invadiu a zona urbana é capturado e devolvido ao seu habitat natural

Foto - Divulgação/Ilustrativa

Animal habita campos, áreas abertas e florestas tropicais e se não forem perturbados pode viver até 25 anos, porém o seu habitat natural vem diminuindo, gradativamente, fazendo com que se aproxime da área urbana

 

O Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal com sua equipe do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), conjuntamente com o Corpo de Bombeiros, capturou um tamanduá bandeira que invadiu a área urbana do Município. Após a constatação de que não apresentava ferimentos ele foi levado á área rural e solto em seu habitat natural.

No Brasil o tamanduá bandeira está em risco de extinção, sendo que em outras partes do continente americano já foi extinto. Além dele existem outras espécies de tamanduás no país, entretanto essa é a maior delas. Habita campos, áreas abertas e florestas tropicais e se não for perturbado pode viver até 25 anos. Porém o seu habitat natural vem diminuindo, gradativamente, fazendo com que se aproxime da área urbana, onde são atropelados em estradas ou atacados por cães.

 

Focinho longo e padrão característico da pelagem

O tamanduá-bandeira é um mamífero que mede entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesa até 41 kg. É facilmente reconhecido pelo seu focinho longo e padrão característico da pelagem. Possui longas garras nos dedos das patas anteriores e o aparelho bucal é adaptado a sua dieta especializada em formigas e cupins, mas em cativeiro ele pode ser alimentado com carne moída, ovos e ração, por exemplo.

É encontrado em diversos tipos de ambientes, desde savanas a florestas. Prefere forragear em ambientes abertos, mas utiliza florestas e áreas mais úmidas para descansar e regular a temperatura corporal. É capaz de nadar em rios amplos. Seus predadores incluem grandes felinos, como a onça-pintada e a suçuarana, e rapinantes podem predar filhotes.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.