Oficina experimental de lançamento é conduzida por professor do Colégio Embraer, que orientou adolescentes sobre montagem utilizando materiais recicláveis como garrafas PET e papelão
Nove jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – CASA, de Botucatu, participaram de uma atividade experimental de lançamento de foguetes, como parte programação de férias da instituição.
O professor de Física do Colégio Embraer, Pedro César Fortes, que conduziu a atividade e orientou os adolescentes sobre a montagem, utilizando materiais recicláveis como garrafas PET e papelão, explicou quais fenômenos físico-químicos influenciaram no lançamento, como a gravidade.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA Botucatu, Mirian de Francisco Molina, para tornar tudo ainda mais interessante, foi realizado um pequeno desafio. “Os jovens foram separados em três equipes para poderem testar o que aprenderam durante a parte teórica”, destacou.
Kits de programação
Além dessa atividade, o centro da Fundação CASA de Botucatu conseguiu, por meio de uma articulação com a Associação Fraternal Pelicano (Afrape), juntamente com o Instituto Embraer, o empréstimo de oito kits de robótica que utilizam a plataforma de computação Arduino. As aulas acontecem no período da tarde, a partir das 14h.
Os kits, do modelo Julieta, serão utilizados como uma forma ampliar o conhecimento dos jovens que participam das oficinas do Lego Robótica. De acordo com o diretor do centro socioeducativo, Evandro Oliveira, o empréstimo ocorreu por causa do resultado do centro no Torneio de Robótica do ano passado.
“Além dos kits, recebemos ainda a doação de mais dois tapetes para utilizarmos com os kits de Lego. Nosso objetivo é continuar oferecendo para os adolescentes a oportunidade de ampliar o conhecimento de mundo”, salientou.