Trata-se de mulher com mais de 80 anos, procedente de Botucatu, internada há um dia com quadro pulmonar onde a equipe médica aguarda o exame confirmatório e seus contactuantes já estão sendo monitorados em isolamento domiciliar
Mantendo o compromisso com a transparência nas informações prestadas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informa que hoje, 28 de março, foi registrado um óbito suspeito de COVID-19 pelo HCFMB.
Trata-se de mulher com mais de 80 anos, procedente de Botucatu, internada há um dia com quadro pulmonar. Aguardamos o exame confirmatório e seus contactuantes já estão sendo monitorados em isolamento domiciliar.
Caso positivo
O HCFMB informa também que a paciente que apresentou teste para COVID-19 realizado no HCFMB com resultado positivo continua internada na Unidade de Terapía Intensiva (UTI), sob ventilação mecânica. Seu estado é considerado grave, porém estável. As informações que circularam sobre o óbito desta paciente não procedem.
Além desses dois casos citados acima, outras 11 pessoas continuam internadas no HC com suspeira de coronavírus aguardando o resultado dos exames, sendo 4 de Botucatu e 11 de outras cidades.
Fakenews
O áudio que circula pelo whatsapp informando que um homem morreu de COVID-19 no HCFMB e que o hospital conta com seis casos positivos de COVID-19 não é verdadeiro e a pessoa que disseminou não é funcionário do HCFMB. Informações oficiais em nossos canais de comunicação e nos canais da Prefeitura Municipal de Botucatu. O HC orienta para que a população não compartilhe fakenews.
Sobre o exame realizado no HCFMB
O exame PCR, que detecta o coronavírus, foi padronizado pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro do HCFMB, e utiliza amostras de swab (cotonete estéril) nasal e oral para detecção do vírus.
Neste momento, estamos aguardando a validação e credenciamento do laboratório junto ao Adolfo Lutz. Assim que esta validação for concluída, os testes serão realizados em pacientes internados no HCFMB, para apoiar a assistência neste momento tão complicado vivido