Atualmente o isolamento no Estado e Grande São Paulo gira em torno de 50% quando percentual pretendido é de 70% e nos finais de semana e feriados nos últimos 56 dias ocorreu índices mais elevados de isolamento
Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp, aprovaram o projeto do governador João Doria para antecipar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho, para a próxima segunda-feira, dia 25.
O projeto de lei havia sido enviado para análise da Alesp, em regime de urgência, para que os índices de isolamento social subam e ajudem a mitigar a transmissão do coronavírus. Atualmente o isolamento no Estado e Grande São Paulo gira em torno de 50% quando percentual pretendido é de 70%.
“Ficou muito claro que ao longo dos finais de semana e feriados nos últimos 56 dias, nós temos índices mais elevados de isolamento e isso contribui para o controle da pandemia”, explicou Doria.
Lockdown
O governador também não descarta a possibilidade de decretar o lockdown (isolamento total e obrigatório), que também não será anunciado de última hora. Nesse caso, somente poderão circular pelas ruas pessoas que estejam trabalhando em áreas de absoluta necessidade, como segurança pública, saúde, serviços básicos e estabelecimentos.
O que poderá levar o governador a realizar o lockdown é que não apenas São Paulo, mas também, várias cidades do interior e outros grandes centros já estão ficando com os leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI no esgotamento. “O procedimento somente será colocado em prática se o Comitê de Saúde do Estado assim determinar”, declarou o governador.