Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia outorga cinco novos títulos de Professor Emérito

Imagem padrão

Título de Professor Emérito é atribuído ao docente, já aposentado, que tenha reconhecidamente se distinguido com ações relevantes ao longo de sua carreira

 

No dia 26 de abril, na Casa da Arte, uma Sessão Solene da Congregação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, outorgou o título de Professor Emérito da unidade aos professores Hélio Langoni, José Joaquim Titton Ranzani, Maria Denise Lopes, Nereu Carlos Prestes e Sony Dimas Bicudo.

Considerada o mais alto título honorífico do meio acadêmico, o título de Professor Emérito é atribuído ao docente, já aposentado, que tenha reconhecidamente se distinguido com ações relevantes ao longo de sua carreira, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da instituição de ensino ao qual é vinculado.

A solenidade teve a presença dos professores Cezinande de Meira (diretor da FMVZ), Cesar Martins (chefe de Gabinete da Reitoria da Unesp), Mario de Beni Arrigoni (vice-diretor da FMVZ), Celso Luis Marino (assessor da Pró-reitoria de Pesquisa), Dirceu Maximino Fernandes (diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp), Willian Zambuzzi (vice-diretor do Instituto de Biociências da Unesp) e Pedro Luiz Toledo de Arruda Lourenção (vice-diretor da Faculdade de Medicina da Unesp), além dos Professores Eméritos da FMVZ, Armen Thomassian, José Luiz de Mello Nicoletti e Luiz Edivaldo Pezzato.

A solenidade teve início com a condução dos novos outorgados com o título de Professor Emérito por uma Comissão de Honra, formada pelos professores Marcio Garcia Ribeiro, Claudia Valéria Seullner Brandão, Fabiana Ferreira de Souza, Eunice Oba e João Carlos Pinheiro Ferreira. Na sequência, aconteceu uma apresentação artística da Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências.

A saudação aos novos Professores Eméritos, em nome da comunidade da FMVZ, foi feita pelo professor João Carlos Pinheiro Ferreira. Além de destacar características e realizações individuais de cada um dos homenageados e lembrar fatos importantes de suas trajetórias, o orador falou de características comuns que acompanharam os Professores Eméritos ao longo de suas carreiras. “Uma característica comum a todos vocês é a extrema generosidade acadêmica. Ao entrarem em aula, entravam de corpo e alma e nunca segregaram nada. Sempre ofereceram seu conhecimento aos alunos de peito aberto, corpo e alma presente. Se tornaram exímios professores, muito respeitados. Eu sou suspeito para falar porque me considero cria de vocês. Vocês sabem o quanto são importantes para esta escola. Estão aqui recebendo essa homenagem porque transcenderam suas funções e passaram a ser referências, não apenas para a FMVZ, mas para o Brasil e o mundo. Agradeço a vocês em meu nome e em nome de toda a Unesp. Vocês mudaram a minha vida, mudaram a vida desta escola e mudaram a vida de milhares de pessoas. Vocês são Professores Eméritos”.

Na sequência, um a um, os professores Hélio Langoni, José Joaquim Titton Ranzani, Maria Denise Lopes, Nereu Carlos Prestes e Sony Dimas Bicudo foram chamados ao palco para receberem o capelo e o diploma de Professore Emérito das mãos do professor Cezinande de Meira, diretor da FMVZ. Cada um dos homenageados assinou também o livro ata e fez um breve pronunciamento. Em suas falas, sempre emocionadas, a tônica foi de muitos agradecimentos a familiares, colegas de Departamento e à FMVZ pela distinção concedida.

Representando o reitor da Unesp, professor Pasqual Barretti, a fala seguinte foi feita pelo professor Cesar Martins. “Trago o abraço do nosso reitor a esses heróis, que tanto se destacaram trabalhando pela FMVZ. Parabéns pela vida, pela história e pelo reconhecimento representado por esse título. O valor de uma grande instituição está no reconhecimento de sua gente. A outorga dos títulos de Professor Emérito é direcionada a docentes que construíram a Unesp que temos hoje, uma universidade alicerçada na sua autonomia, em preceitos democráticos e o mais importante, é múltipla, pública e para todos. É essa a Unesp que vocês ajudaram a construir. A história e o aprendizado que vocês nos legaram nos permite planejar e pensar o futuro que queremos”.

O último discurso da solenidade foi feito pelo diretor da FMVZ. O professor Meira agradeceu o trabalho dos Professores Eméritos. “É um momento muito especial para nossa escola e me sinto muito honrado de participar dessa solenidade. Celebramos a entrega do título de professor Emérito a docentes expoentes da FMVZ, com os quais tive a oportunidade de conviver por mais de 30 anos. Os senhores atuaram com eficiência e dedicação no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, dimensões indispensáveis para que a universidade atinja sua missão. No caso da FMVZ, nossa missão é a excelência na formação dos nossos alunos, tanto de graduação como de pós-graduação. Os senhores ajudaram na criação dos alicerces da nossa faculdade e sua inserção destacada nos cenários nacional e internacional. Uma universidade de qualidade se perpetua pelo trabalho de pessoas como vocês”.

Segundo o professor Meira, o título de Professor Emérito é uma forma de valorizar o esforço e a dedicação de cada um dos homenageados. “Foi um privilégio ter trabalhado com vocês durante todos esses anos. Manifesto nosso agradecimento a vocês por terem pavimentado o caminho, contribuindo na busca por excelência no ensino, pesquisa e formação de recursos humanos. Que o legado deixado pelos senhores sirva de inspiração para a atual e as novas gerações. Parabéns pela significativa contribuição oferecida à nossa escola”.

Por – Sérgio Henrique Santa Rosa