Com linguagem fluída a escritora descreve toda a metamorfose de um personagem, que volta em busca da família e de sua amada, mas esse retorno tem um final surpreendente
A jornalista Marlene Caminhoto, que tem participação expressiva na área da cultura, Marlene Caminhoto nos apresenta o livro, “O Peixe Fora da Água, que será lançado no dia 12 de setembro na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
O livro conta a comovente história de amor, de dor e conscientização sobre valores de Mateus, jovem ingênuo, que cresceu num lugarejo, no norte do país e que tinha uma namorada humilde, Giulia e um sonho. Abandonou a namorada e mudou se para São Paulo buscando esse sonho, na época do governo militar, final dos anos 60 e começo de 70 e transitou por diversos círculos sociais e culturais, por décadas, sempre desajustado, como um peixe fora da água, mas obstinado em seu sonho.
Conhece e vive no submundo das ruas, por sofrer roubo na chegada, mas não quis contar a família, com quem corta o relacionamento por orgulho, vivendo pobre e invisível, sofrendo vários golpes de aproveitadores, entrando em desastradas experiências com situações engraçadas, comoventes, ou tristes, entre mendigos, universitários, subversivos ou pessoas transitórias.
Conhece uma empresária milionária e problemática, Zaza, investe nele, que volta a estudar e os saberes o transformam em outro homem e seu sonho sofre uma inesperada reviravolta. Marlene nos conta essa história prendendo o leitor, com linguagem literária culta, e lírica. Com linguagem fluída de uma verdadeira escritora descreve toda a metamorfose do personagem, que volta em busca da família e de sua amada Giulia, mas esse retorno tem um final surpreendente. Só lendo para descobrir.
A obra literária teve prefácio quando Marlene escreveu o livro, em 2011, do saudoso escritor Hernâni Donato, que recomendou a leitura, mas que infelizmente foi perdido nas mudanças da autora… e Hernâni faleceu em seguida. Esse livro ficou esquecido por um determinado período, em razão de a autora dedicar-se ao cinema e ao jornalismo. Depois que teve um sério problema de saúde e viu que a vida pode se esvair num instante é que resolveu editar o “O Peixe Fora da Água”.
Quem assina o prefácio dessa edição é o escritor e poeta premiado João Scortecci, diretor da Scortecci Editora, presidente da ABIGRAF – Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Regional São Paulo, membro do Conselho Eleito da CBL – Câmara Brasileira do Livro, membro do Conselho Técnico-Editorial do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Editor do Portal Amigos do Livro.
Sobre a autora
– Marlene Caminhoto é bacharela em Desenho, História da Arte e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Fez Escola de Arte Dramática EAD da USP.
– Formou se em Direito pela FMU, com ênfase em Mercado de Capitais.
– Apresentou projeto de Mestrado no Instituto de Artes da UNESP: A opera no asfalto, sobre Escolas de Samba.
– Cursou Mestrado em Educação na UNINOVE e propôs criação de espaços culturais em todas as instituições de ensinos superiores, em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases (LDB).
– Criou diversos calendários com seus desenhos em bico de pena ou pastel seco.
– Destaques ao calendário oficial dos 450 anos de São Paulo e o das personalidades brasileiras do século XX, que foram indicados a prêmio internacional.
– É escritora, jornalista, poetisa, artista plástica, cineasta, atriz, diretora e produtora de cinema e de teatro, roteirista, diretora do Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, ativista cultural, fundadora de jornais e revistas, palestrante, professora e diretora universitária.
– Recebeu dezenas de prêmios em todas as áreas de atuação artística. Lançou o livro de contos, CATANÇA só com contos premiados em concursos nacionais.
– Diretora da Camerata Estrela Eta Carinae.
– Autora de samba enredo na X 9 Paulistana.
– É membro da Academia Botucatuense de Letras e da União Brasileira de Escritores.
– Participou como membro de júri em concursos literários e salões de artes visuais.
– Recebeu homenagens de várias Câmaras Municipais e de revista literária em Portugal, onde desenhou capas de livro e prefaciou obras.
– Possui inúmeros textos inéditos de literatura, de teatro e de cinema.
– Personalidade vibrante e atuante, múltipla na área cultural e artística, colaboradora de diversos jornais e revistas importantes, como A Folha de São Paulo e Estadão.
– Incentivadora de movimentos culturais e artísticos por diversos meios.