O trabalho de Marlene foi enviado pela Academia Botucatuense de Letras à Unesp e escolhido para a comemoração e colocado na programação do evento oficial, com grande destaque
A poesia “Biblioteca e Liberdade”, de autoria da jornalista e escritora Marlene Caminhoto foi escolhida para fazer parte da programação que comemora os 60 anos da fundação da biblioteca da Unesp, campus de Botucatu. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira, dia 31, às 14h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu.
A Biblioteca é composta por um acervo ainda maior desde a sua criação, afinal, além de livros físicos, agrega a Biblioteca online. São 17.414 livros, 37 mil exemplares, 618 títulos de periódicos, incluindo 77 mil fascículos, e 4.448 trabalhos de conclusão de curso (TCC). O espaço onde está localizada é caracterizado, inclusive, pelo conforto, e conta com minirrestaurante interno para os estudantes.
A comemoração do evento esteve à cargo do Grupo Administrativo do Campus (GAC) que tem na presidência Carlos M. C. Branco Fortaleza, formado pelos quatro diretores das unidades universitárias, que compõem o campus de Botucatu: Faculdade de Ciências Agronômicas, Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e Instituto de Biociências); e Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação.
“Foi uma grata surpresa e que me deixou muito honrada a minha poesia ser a escolhida para figurar na programação desse importante evento. Recebi esta homenagem, que foi completamente inesperada. Pediram para a Academia Botucatuense de Letras (ABL) que fizesse uma poesia para a inauguração da Biblioteca nova e da praça em frente a ela há dois anos. Escrevi a poesia, juntamente com outros acadêmicos, e a Academia enviou à Unesp. Minha poesia foi a escolhida para a comemoração e colocada inclusive na programação do evento oficial, dando-me um grande destaque”, comemorou Marlene.
“Biblioteca e Liberdade”
Existe um lugar onde se pode voar
Sem precisares das asas de um avião
Pois voarás na tua própria imaginação.
Permitirás também mergulho profundo
Sem estares em nenhum mar pelo mundo.
Encontrarás qualquer resposta precisa e verdadeira
Que permanecerá retida em tua mente
Qual uva presa numa videira
E lá dentro da tua mente
Será germinada a semente
Da sabedoria e da liberdade
Não importando qualquer idade
Pois só o saber conduz ao caminho da liberdade!
Liberdade traz consciência
Liberdade multiplica verdade
Toda cultura que o humano conseguiu reunir por milênios acumulado
Está aqui bem na tua frente guardada
Nesta BIBLIOTECA ao nosso lado!
Ela saciará a fome de todas as dúvidas ou encantará e expandirá para sempre a nossa mente
Com sua infinita e rica vertente.
E completando esse legado
Há uma PRAÇA, um lindo espaço
Para ser bem utilizado:
Discutirem sobre todo e qualquer aprendizado,
Encontrarem, quem sabe, até o ser amado?
Podeis apreciar a bela natureza calado…
Ou simplesmente descansares o teu corpo cansado…