O Hemocentro aponta que a doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável, seguindo as regulamentações do Ministério da Saúde
O Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) recebeu a visita do Tiro de Guerra 02-048 de Botucatu para uma missão muito importante: salvar vidas a partir da doação de sangue. Ao todo, 79 atiradores estiveram presentes nos dois dias e 49 deles realizaram o procedimento.
Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-048 Botucatu, o subtenente Cristiano José dos Santos relata que as pessoas se sentem motivadas a doar pelos sentimentos de cidadania, responsabilidade social, solidariedade e bem-estar pessoal e social, virtudes pregadas pelo órgão.
“Somos conhecidos pelo apelido de TG On Fire, por incendiar a cidade com a motivação, vibração, espírito de corpo junto à sociedade, apoiando diversas campanhas, e nós não poderíamos ficar de fora dessa campanha de doação de sangue, que é um ato de amor incondicional. Incentivo a todos para que façam parte deste exército de doadores”.
Alba Cristina Albano, enfermeira técnica responsável pelo Hemocentro, destaca que o Tiro de Guerra de Botucatu contribui há muitos anos com o fortalecimento dos estoques de sangue e considera esta campanha significativa. “Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência das pessoas. A campanha do TG de Botucatu é um ato de amor para com o próximo e nós só temos que agradecer”, finaliza.
O Hemocentro do HCFMB precisa de doações de sangue e de plaquetas e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para mais informações, é necessário ligar para os telefones (14) 3813-6931, (14) 3811-6041 (ramal 225) ou pelo WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650.
O Hemocentro aponta que a doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável, seguindo as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, reforça os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos.
Requisitos
Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Candidatos com idade entre 16 e 17 anos, devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.