O livro prefaciado pelo escritor e poeta premiado João Scortecci, será lançado, oficialmente, no dia 12 de setembro na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Reunindo imprensa, familiares, amigos e pessoas meio artístico e intelectual, no Espaço Coco Bambu JK, em São Paulo, a jornalista Marlene Caminhoto, que tem participação expressiva na área da cultura, realizou o pré-lançamento do livro, “O Peixe Fora da Água”, que será lançado, oficialmente, no dia 12 de setembro na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Durante o evento várias pessoas apresentes discursaram, antes da sessão de autógrafos.
“Agradeço meus filhos, netas e noras, minha família toda, ao meu prefaciador e também escritor e poeta, João Scortecci que me inspirou a publicar a história que estava guardada há quase 20 anos e a todos os amigos que foram me prestigiar”, colocou Marlene.
A Obra
O livro conta a comovente história de amor, de dor e conscientização sobre valores de Mateus, jovem ingênuo, que cresceu num lugarejo, no norte do país e que tinha uma namorada humilde, Giulia e um sonho. Abandonou a namorada e mudou se para São Paulo buscando esse sonho, na época do governo militar, final dos anos 60 e começo de 70 e transitou por diversos círculos sociais e culturais, por décadas, sempre desajustado, como um peixe fora da água, mas obstinado em seu sonho. Um dos momentos marcantes foi quando sua neta Giulia, cantou a música a classificou no The Voice Kids.
Conhece e vive no submundo das ruas, por sofrer roubo na chegada, mas não quis contar a família, com quem corta o relacionamento por orgulho, vivendo pobre e invisível, sofrendo vários golpes de aproveitadores, entrando em desastradas experiências com situações engraçadas, comoventes, ou tristes, entre mendigos, universitários, subversivos ou pessoas transitórias.
Conhece uma empresária milionária e problemática, Zaza, investe nele, que volta a estudar e os saberes o transformam em outro homem e seu sonho sofre uma inesperada reviravolta. Marlene nos conta essa história prendendo o leitor, com linguagem literária culta, e lírica. Com linguagem fluída de uma verdadeira escritora descreve toda a metamorfose do personagem, que volta em busca da família e de sua amada Giulia, mas esse retorno tem um final surpreendente. Só lendo para descobrir.
A obra literária teve prefácio quando Marlene escreveu o livro, em 2011, do saudoso escritor Hernani Donato, que recomendou a leitura, mas que infelizmente foi perdido nas mudanças da autora… e Hernani faleceu em seguida. Esse livro ficou esquecido por um determinado período, em razão de a autora dedicar-se ao cinema e ao jornalismo. Depois que teve um sério problema de saúde e viu que a vida pode se esvair num instante é que resolveu editar o “O Peixe Fora da Água”.
Quem assina o prefácio dessa edição é o escritor e poeta premiado João Scortecci, diretor da Scortecci Editora, presidente da ABIGRAF – Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Regional São Paulo, membro do Conselho Eleito da CBL – Câmara Brasileira do Livro, membro do Conselho Técnico-Editorial do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Editor do Portal Amigos do Livro.