Cumprindo agenda na Cidade, a comitiva real também esteve na Igreja Matriz de São Manuel, em um abrigo para idosos e na casa onde o bisavô da rainha morou
A rainha da Suécia, Silvia Renate Sommerlath, 80 anos, acompanhada do marido, o rei Carlos XVI Gustavo, e de primos visitou nesta terça-feira (5) a Cidade de São Manuel, cidade onde a sua mãe nasceu, e com quem mantém fortes vínculos afetivos.
A comitiva real chegou a São Manuel no final da manhã. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o roteiro da visita incluiu uma passagem pela casa onde o bisavô da rainha morou, Igreja Matriz, Pousada da Colina (abrigo para idosos), Museu Municipal e Estação Ferroviária.
Esta última, que foi reformada e reinaugurada recentemente, recebeu o nome da mãe da rainha, “Alice Soares de Toledo Sommerlath”. O avô dela, coronel Joaquim Floriano de Toledo, foi o responsável pela abertura do ramal de São Manuel quando era senador, em 1896.
A Rainha
Silvia Renate Sommerlath nasceu na Alemanha, em 1943. Ele é filha do empresário alemão Walther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo, natural de São Manuel e descendente dos primeiros exploradores portugueses, chegados ao Brasil ainda no século XVI.
A rainha Sílvia e o rei Carlos Gustavo XVI tiveram três filhos: a princesa herdeira Victória, duquesa de Västergötland; o príncipe Carlos Filipe, duque de Värmland; e a princesa Madalena, duquesa de Hälsingland e Gästrikland. Os três viveram cerca de dez anos no interior paulista.
Culta, elegante, educada e reconhecida pela simplicidade e simpatia, a rainha é admirada pelo cumprimento de suas atribuições e também pelo engajamento em projetos sociais. Intérprete, fala seis línguas: sueco, alemão, francês, espanhol, português e inglês e é fluente em Libras.
Fotos – Divulgação