Programa Educação do Sebrae-SP ensina empreendedorismo a 8300 alunos na região de Botucatu 

Programa propõe que os alunos se tornem cidadãos protagonistas em suas comunidades, além de terem mais ferramentas para a tomada de decisões na vida acadêmica e profissional

Alunos de 17 escolas estão aprendendo e desenvolvendo competências para o empreendedorismo por meio do Programa Educação Empreendedora do Sebrae-SP de Botucatu.  A ação atende aproximadamente 8.300 alunos do ensino fundamental, médio e s uperior nas cidades de Conchas, Areiópolis, Paranapanema, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Botucatu.  

No Ensino Fundamental, é aplicado o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em que os alunos passam por atividades com um consultor do Sebrae-SP, que também capacita os professores como multiplicadores para desenvolverem as atividades ao longo do ano letivo.   

Os projetos são desenvolvidos de forma lúdica e muitas vezes com atividades em grupo. Os alunos do 1º e 2º anos aprendem a cultivar uma horta com temperos. No 4º ano, desenvolvem uma oficinal cultural, no 5º ano tema é brinquedos ecológicos e no 8º ano trabalham com robótica. Todos os produtos e projetos são expostos em feiras de empreendedorismo nas próprias escolas.  

De acordo com o consultor do Sebrae-SP Renato Lisboa, o programa Educação Empreendedora propõe que os alunos se tornem cidadãos protagonistas em suas comunidades, além de terem mais ferramentas para a tomada de decisões na vida acadêmica e profissional. “Além disso, nas feiras há a integração com pais e com toda a comunidade, o que fortalece os vínculos”, comenta Renato.  

Para alunos do ensino médio e superior, o programa consiste em duas palestras, uma sobre o mercado de trabalho e outra ensinando como se tornar um empreendedor.  

No próximo dia 25, alunos do ensino médio de duas escolas de Botucatu participam das atividades no escritório do Sebrae-SP. 

Por – José Alberto Conte Junior