Serpente conhecida como cascavel foi encontrado por morador alertado por latidos do cachorro, sendo acionada a Unidade de Vigilância Ambiental do Município
Uma cobra da espécie conhecida como cascavel (foto no detalhe/divulgação) foi encontrada no quintal de uma residência no Bairro Catâneo Ângelo, na zona rural de São Manuel nesta segunda-feira (16).
O morador acionou a Unidade de Vigilância Ambiental (UVA) do município após perceber os latidos do cachorro que localizou a serpente. Agentes da UVA realizaram a captura do animal e o conduziram ao seu habitat natural fazendo a soltura em uma área segura.
Esta espécie de cobra é uma das mais venenosas e perigosas do Brasil, sendo responsável por muitos acidentes, principalmente em área rural e, em alguns casos, pode ocasionar a morte da vítima.
A cascavel, em vez de trocar completamente sua pele antiga, mantem parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro. Com o passar dos anos estes pedaços de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda causam ruído parecido com um chocalho. A finalidade do som produzido é de advertir a sua presença e espantar pessoas e animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal.
As cascavéis alimentam-se, principalmente, de pequenos roedores, mas podem fazer uso de seu veneno para fazerem outras vítimas, como pequenas aves, coelhos, lagartos, e, eventualmente, outras serpentes.