A diplomação é um ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse do cargo
Na tarde desta quinta-feira, 19/12, a Justiça Eleitoral realizou a Diplomação dos Eleitos para os anos 2025 a 2028 das cidades de Botucatu, Itatinga e Pardinho, que integram a Comarca. A cerimônia ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA – Unesp).
A diplomação é um ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse do cargo.
O evento foi conduzido pelo chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu, Igor Ignácio, e contou com a presença, na Mesa de autoridades, do juiz eleitoral e presidente da Junta Eleitoral, Josias Martins de Almeida Júnior; do promotor eleitoral, Eduardo José Daher Zaccharias; do juiz de Direito, Fábio Fernandes Lima; do prefeito de Botucatu, Mário Eduardo Pardini Affonseca (PSD); do diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP – Câmpus Botucatu, professor Dirceu Maximino Fernandes; do delegado seccional de Botucatu, Lourenço Talamonte Neto; e do chefe de instrução do Tiro de Guerra de Botucatu, Cristiano José dos Santos.
Além da diplomação do prefeito, Fábio Vieira Souza Leite (PSD), e do vice-prefeito, André Gasparini Spadaro (REPUBLICANOS), receberam seus diplomas os seguintes futuros vereadora e vereadores de Botucatu, em ordem alfabética:
Diplomados em Botucatu
Prefeito – Fábio Vieira Souza Leite (PSD
Vice-prefeito – André Gasparini Spadaro (REPUBLICANOS),
Vereadores
Abelardo da Costa Neto (REPUBLICANOS)
Mário Ielo (PDT)
Sargento Laudo Gomes (PSD)
Antonio Vaz de Almeida – Cula (MDB)
André Rogério Barbosa – Curumim (PSDB)
Lelo Pagani (PSDB)
Erika Liau da Liga do Bem (PSD)
Carlos Trigo (MDB) –
Nuno Garcia (PODE)
Valmir Reis (PP)
Welinton Japa (MDB)
Vale destacar que dois vereadores diplomados da Câmara Municipal foram convidados para integrar o secretariado de Fábio Leite e serão substituídos por suplentes. São eles: André Rogério Barbosa – Curumim para a Secretaria do Prefeito, cargo este que já ocupou no governo de Mário Pardini, e Sargento Laudo Gomes da Silva que vai assumir pasta da Secretaria de Segurança Pública. Em substituição a Curumim e Laudo vão ocupar cadeiras no Legislativo Thiago Alves Padovan (PSD) e José Fernandes de Oliveira Júnior (PSDB).
Em Botucatu, o próximo passo já tem data e hora marcada: é a posse dos eleitos do Executivo e Legislativo, que acontece no dia 1º de janeiro, às 9h, no Teatro Municipal. Na sequência, na Câmara Municipal, será realizada a eleição da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes da Casa.
A cerimônia que marca o início do quadriênio 2025-2028 foi aberta à população, e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara (Facebook e Youtube) e na TV Câmara (canais 31.3 da rede aberta e 2 da Claro NET TV)!