A ideia desse confronto que movimenta vários esportistas e empresários da Cidade foi idealizado em 1974 numa brincadeira entre os moradores da Vila São Luís
Para fechar o ano esportivo de 2024 em Botucatu, foi realizado no Estádios das Cerejeiras, na Vila São Luís, na manhã deste sábado, dia 28, a tradicional partida entre Pretos X Brancos que entrou em sua 50ª edição. O evento é organizado por José Fernandes de Oliveira Júnior e teve animação da Banda Amigos do Samba.
A ideia desse confronto que movimenta vários esportistas e empresários da Cidade foi idealizado em 1974 numa brincadeira entre os moradores locais: Tio Chico, Chicão Godoy, Flávio Pizzigati, Dirceu Telesp e Estevão Rosa.
Desde então o derby vem se realizado nos últimos anos e teve um crescimento bastante considerável e, atualmente, passaram ser disputados quatro partidas com os times divididos em faixas etárias, para atender a todos aqueles que participam.
No primeiro confronto do dia se enfrentaram os jogadores com idade acima dos 50 anos com o empate entre as equipes do Marquinho/Parré/Joca versus time do Miltinho Zanchetta/Nilson R./Formiguinha e Vartão (3 a 3). Às 9 horas foi a vez dos atletas com idade até 49 anos com o jogo entre o time do Luciano Mala/Danilo Lofiego (3) e o time do Fabinho Chocolate (2).
Na terceira partida entraram em campo participantes com idade até 39 anos havendo mais um empate entre as equipes do Ponay/Lucas Dirce contra a equipe do Buiu da Botucatuense (2 a 2). Já no derradeiro jogo do dia jogaram os atletas com idade abaixo dos 29 anos envolvendo a equipe Marcos Barduco/Matheus Barduco que derrotou a equipe de Adriano Correa/Júnior Ricci, por 3 a 1.
“É um evento que tem o objetivo principal de unir as pessoas em torno da amizade e do respeito. Embora as partidas sejam muito disputadas, o resultado pouco importa. O objetivo é a confraternização e amizade”, disse Zé Fernandes, lembrando que foram arrecadados leite e óleo de cozinha, que serão destinados ao Fundo Social de Botucatu.