Nesse encontro, entre outras coisas, será discutido a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti
No próximo dia 27, a Secretaria Muncipai de Saúde e Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizam um encontro com a comunidade para lançar o “Pacote de prevenção de enfrentamento de Dengue. Encontro acontece no auditório Cyro Pires, no prédio da Prefeitura Municipai, a partir das 9 horas.
Nesse encontro, entre outras coisas, será discutido a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.
Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
No momento, só existe uma vacina contra dengue registrada na Anvisa, que está disponível na rede privada. Ela é usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e só deve ser aplicada, segundo o fabricante, a OMS e a Anvisa, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue. Esta vacina não está disponível no SUS, mas o Ministério da Saúde acompanha os estudos de outras vacinas.
Transmissão
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito que costuma picar durante o dia (no início da manhã ou no final da tarde) e se multiplica em locais onde tem água parada. Ele vive dentro das casas e ao redor de residências, como em quintais e calçadas, por isso os cuidados precisam ser contínuos.
Sintomas
Em adultos, a primeira manifestação é febre entre 39°C a 40°C de início rápido, associada a:
- Dor de cabeça;
- Cansaço e mal-estar;
- Dor atrás dos olhos;
- Dores no corpo, nas juntas e atrás dos olhos;
- Manchas vermelhas no corpo que podem coçar.
- Na dengue mais grave, depois do terceiro dia da doença, quando a febre começa a diminuir, costumam aparecer:
- Sinais de hemorragia, como sangramento no nariz e na gengiva;
- Rompimento de vasos superficiais da pele (hematomas).
- Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.




