Profissionais de saúde já foram contratados e treinados e primeiros pacientes que passarão por cirurgias estão sendo chamados para consultas pré-operatórias
De acordo com dados passados pela Prefeitura Municipal de Botucatu, em poucas semanas, o Hospital do Bairro deve iniciar suas atividades e realizar procedimentos de baixa e média complexidade de pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.
Durante o mês de fevereiro, mais de 50 profissionais de saúde iniciaram uma série de capacitações e atualizações técnicas para reabertura do tradicional hospital, que passou por uma completa reforma.
Os profissionais do Hospital do Bairro assimilaram novos conhecimentos de ética e manejo de pacientes; segurança e saúde do trabalhador; plano de gerenciamento de resíduos; sinais vitais; higiene e limpeza hospitalar; cuidados pré e pós-operatórios; assistência farmacêutica e RDC 15, norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que define boas práticas na saúde.
Durante os próximos dias, as empresas fornecedoras dos equipamentos do Hospital irão capacitar os profissionais no uso adequado das novas tecnologias, completando o treinamento. A gestão do equipamento será realizada pela OSS Pirangi, através de um convênio com a Prefeitura de Botucatu.
Na quinta-feira (27), também começaram as primeiras consultas pré-operatórias. Pacientes que passarão por cirurgia, realizarão consulta médica e exames laboratoriais necessários para o procedimento.
O hospital será um equipamento que funcionará atendendo apenas pacientes botucatuenses encaminhados das Unidades de Saúde para procedimentos médicos e consultas ambulatoriais. Estima-se que o novo equipamento público possa atender a uma demanda represada de aproximadamente 4 mil cirurgias de baixa e média complexidade.