Botucatu recebe, no Memorial da América Latina, prêmio no Programa Alfabetiza Juntos SP

Ao todo, três escolas da Rede Municipal de Ensino de Botucatu receberam o Prêmio Excelência Educacional, dado às escolas com melhores índices de alfabetização no Estado de São Paulo

Uma comitiva de Botucatu esteve participando da cerimônia de premiação do programa “Alfabetiza Juntos SP – São Paulo lê na idade certa”, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.

O evento foi realizado no Memorial da América Latina, na capital paulista, e estiveram presentes representando Botucatu o prefeito Fábio Leite, o secretário adjunto de educação, José Gustavo de Campos, e a coordenadora do ensino fundamental anos iniciais no município, Danielle Spadim.

Ao todo, três escolas da Rede Municipal de Ensino de Botucatu receberam o Prêmio Excelência Educacional, dado às escolas com melhores índices de alfabetização no Estado de São Paulo: . – – EMEFI Dr. Cardoso de Almeida;

– EMEFEI Prof. Luiz Carlos Aranha Pacheco, e

– EMEFEI Raul Torres.

Foram concedidos dois tipos de premiação: um para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades; e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora. 72 prefeituras receberam ambas as premiações.

O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.

O secretário da Educação do Estado de SP, Renato Feder, destacou que a premiação é parte de um esforço mais amplo do programa Alfabetiza Juntos SP. “Estamos trabalhando para garantir que 90% das crianças do 2º ano estejam alfabetizadas até 2026. Os avanços já são visíveis, com um crescimento de 57% no número de alunos que sabem ler adequadamente, passando de 48% de leitores no início de 2024 para 77% no fim do mesmo ano letivo”, explicou.

Alfabetiza Juntos SP

O Programa Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa da Secretaria da Educação de São Paulo (SEDUC) para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, alinhado à Meta 5 do Plano Nacional de Educação.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o programa visa o fortalecimento do Regime e Colaboração entre Estado e Municípios e tem ênfase na Alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino, além de todo suporte e apoio aos alunos do 3° ao 5° ano.

As principais estratégias do programa incluem: Formação docente: oferecimento de cursos com módulos sobre diagnóstico pedagógico, estratégias de leitura e fluência, direcionados a professores de 1º e 2º anos, com encontros online e presenciais pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) do Estado de São Paulo; Recursos pedagógicos: distribuição de material didático impresso e digital para alunos e professores, além de disponibilizar a plataforma Elefante Letrado para práticas de leitura; Avaliação e monitoramento: oferta da Avaliação de Fluência Leitora e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP).

25/03/2025 – Pactuação e Premiação do Programa Alfabetiza Juntos SP com a presença do Governador Tarcísio de Freitas, e do Secretário de educação do estado Renato Feder – Local Memorial da América Latina – Fotos Argel do Valle