Com emendas impositivas de R$ 900 mil do Legislativo, APAE de Botucatu inaugura novo espaço

Emendas impositivas é um recurso garantido por lei que permite aos vereadores destinarem parte do orçamento municipal a projetos que beneficiam diretamente a população

Nesta quarta-feira (16/04), os vereadores da Câmara de Botucatu participaram da inauguração do novo Espaço de Saúde Especializado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na Rua Dr. João Queiroz Reis, 278, Vila Sônia.

A construção do espaço, que contou com investimento de mais de R$ 900 mil, só foi possível graças às emendas impositivas – um recurso garantido por lei que permite aos vereadores destinarem parte do orçamento municipal a projetos que beneficiam diretamente a população.

Com a união das emendas e demais doações que recebem, a APAE agora conta com uma estrutura moderna e acessível, com salas para atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia, para oferecer mais qualidade de vida às mais de 200 pessoas atendidas pela entidade.

O vice-prefeito André Spadaro, secretários municipais, diretores da APAE e outras personalidades compareceram ao cerimonial, sendo o Legislativo representado pelos vereadores Antonio Vaz de Almeida – Cula, Carlos Trigo, Lelo Pagani, Valmir Reis e Welinton Japa.

Histórico da Instituição

Fundada em 1969, a APAE de Botucatu é uma instituição de Assistência Social, não governamental e sem fins lucrativos. Funciona em sede própria desde 1973 e atende, atualmente, a dois diferentes segmentos: 1) Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla (Deficiência Intelectual associada a outras deficiências) e Transtorno do Espectro do Autismo – TEA,  a partir de 6 anos, sem limite de idade; 2) Crianças de 0 a 5 anos com atraso neuropsicomotor. O atendimento a ambos os segmentos é totalmente gratuito e é estendido aos familiares ou responsáveis.

No segmento de Deficiência Intelectual e/ou Múltipla e Transtorno do Espectro do Autismo são atendidas 330 pessoas nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte e Cultura, provenientes dos municípios de Botucatu, Itatinga e Pardinho. Todos os atendidos frequentam a APAE diariamente. O atendimento e as atividades desenvolvidas variam de acordo com a idade e o grau de comprometimento, tendo como principais objetivos a inclusão escolar, familiar e social de cada um, favorecendo a autonomia, despertando potencialidades e descobrindo habilidades.

As atividades com todos os atendidos são realizadas com apoio de equipe multidisciplinar composta por fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e fisioterapeuta, que tem como função elaborar, juntamente com os professores/educadores, as melhores estratégias de aprendizagem, socialização, qualidade de vida, autonomia e independência,  dentro dos programas propostos para cada grupo. Estes profissionais junto com o neurologista, o enfermeiro, os técnicos de enfermagem, a dentista e a nutricionista formam a Equipe de Saúde I da APAE.

A outra frente de atuação da APAE é o Centro de Atenção à Crianças – CAC, criado em 2019 com o objetivo de desenvolver um programa de Estimulação Precoce para crianças de 0 a 5 anos que apresentem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Este serviço tem disponibilidade para atender 50 crianças de Botucatu e Região e dá atendimentos nas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Neuropediatra, Fonoaudiologia e Fisioterapia. A criação deste serviço foi possível através de projeto que a APAE teve aprovado junto ao Ministério da Saúde. As atividades no CAC são desenvolvidas pela Equipe de Saúde II, com profissionais dedicados exclusivamente a esta atividade.

Para o suporte destas complexas atividades a APAE conta com equipes de serviços gerais, cozinha, manutenção e equipe administrativa, composta por finanças, recursos humanos, compras e telemarketing e também com a ajuda de voluntários. Entre estes, conta com uma Diretoria Executiva, formada unicamente por voluntários que, como tal, não recebem qualquer remuneração.

Todas as ações desenvolvidas na APAE têm como meta promover a inclusão integral da pessoa com deficiência intelectual na educação, no trabalho e na vida, favorecendo a melhoria da qualidade de vida de seus atendidos e familiares.