Apenas 11% da população botucatuense comparece aos postos de vacinação para se imunizar contra a gripe Influenza

Apesar de ser importante para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, a vacinação ficou muito abaixo do esperado

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 07 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todas as Unidades de Saúde. Apesar de ser importante para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, apenas 11% da população alvo se imunizou.

Nesta fase inicial podem tomar a vacina: crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos (população com 60 anos ou mais). Para se vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto.

A falta da caderneta não impede a vacinação. A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde de Botucatu, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e nas Salas de Vacinação Noturnas do CSE (Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores) e do CSI (Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro), das 18 às 21h30.

A população também pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta e colocar as vacinas pendentes em dia. A orientação é que o munícipe se vacine, que é a forma de prevenção mais eficaz contra a Influenza.

A vacina também está disponível para os seguintes grupos:

Puérperas;

Trabalhadores da saúde;

Quilombolas;

Povos indígenas;

Pessoas em situação de rua;

Professores do ensino básico e superior;

Profissionais das Forças de segurança e salvamento;

Profissionais das Forças armadas;

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores de transporte;

Trabalhadores dos correios;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

População privada de liberdade e/ou adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais.