Com o respaldo histórico de poder exibir filmes gratuitamente sem precisar necessariamente custear os direitos autorais, o Paratodos sempre teve o cuidado de entrar em contato com diretores, produtores antes da exibição
A Secretaria Municipal de Cultura divulga a programação do Cineclube Paratodos (Rua Pedro Delmanto, 677 – Jardim Paraíso) para o mês de maio de 2025. Projeto consiste em exibir filmes, em sua maioria fora do circuito comercial, e promover um debate após cada sessão, com intuito de utilizar o cinema como ferramenta de discussão e desenvolvimento de pensamento crítico.
“Partindo do princípio fundamental do cineclubismo, cada grupo acaba focando suas atividades e curadorias de acordo com seu entorno e seus objetivos. Nós no Paratodos já fizemos de tudo um pouco, no que diz respeito a locais de exibição e curadoria dos filmes. Mas desde o ano passado, com a conquista da nossa sede, estamos com mais liberdade e fôlego para atender atividades e públicos diversos, chegando às vezes a ter três sessões distintas na mesma semana. Isso se deu muito por conta das parcerias que firmamos também”, contou Isabela Silva, Coordenadora da Associação.
Mesmo com o respaldo histórico de poder exibir filmes gratuitamente sem precisar necessariamente custear os direitos autorais, o Paratodos sempre teve o cuidado de entrar em contato com diretores, produtores e etc antes da exibição. Principalmente quando se trata de filmes brasileiros.
“Em 2023 ainda não tínhamos nossa sede e as exibições aconteciam quinzenalmente. Quando escolhi o premiado filme brasileiro “Marte Um” para ser exibido em nossa programação, entrei em contato com a Embaúba Filmes distribuidora, que nos enviou o link do filme. É assim que nascem as parcerias. Este ano nos procuraram e estamos fazendo parte do Circuito Embaúba. Mensalmente vamos receber um filme, com autorização para uma única exibição e material de divulgação. O primeiro é “Lispectorante”, de Renata Pinheiro”, explica Pedro Barroca, um dos Curadores do Cineclube Paratodos.
Programação
Quarta-feira, 14 de maio
Mês da Luta Antimanicomial, parceria com o Fórum da Saúde Mental de Botucatu
Horário: 9 horas
Filme: Um Estranho no Ninho
1975, 138 min, classificação indicativa +16 anos
Sinopse: Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.
Quinta-feira, 15 de maio
Programação regular
Horário: 19h30
Filme: Blade Runner
1982, 117 min, classificação indicativa +14 anos
Sinopse: No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.
Quinta-feira, 22 de maio
Programação regular
Horário: 19h30
Filme: Blade Runner 2049
2017, 163 min, classificação indicativa +14 anos
Sinopse: Em Blade Runner 2049, após os problemas enfrentados com os Nexus 8, uma nova espécie de replicantes é desenvolvida, de forma que seja mais obediente aos humanos. Um deles é K (Ryan Gosling), um blade runner que caça replicantes foragidos para a polícia de Los Angeles. Após encontrar Sapper Morton (Dave Bautista), K descobre um fascinante segredo: a replicante Rachel (Sean Young) teve um filho, mantido em sigilo até então. A possibilidade de que replicantes se reproduzam pode desencadear uma guerra deles com os humanos, o que faz com que a tenente Joshi (Robin Wright), chefe de K, o envie para encontrar e eliminar a criança.
Quinta-feira, 29 de maio
Parceria com GEEVO (Grupo de Estudos em Evolução do IBB/Unesp)
Horário: 19h30
Filme: Jurassic Park
1997, 127 min, classificação indicativa livre
Sinopse: Os paleontólogos Alan Grant, Ellie Sattler e o matemático Ian Malcolm fazem parte de um seleto grupo escolhido para visitar uma ilha habitada por dinossauros criados a partir de DNA pré-histórico. O idealizador do projeto e bilionário John Hammond garante a todos que a instalação é completamente segura. Mas após uma queda de energia, os visitantes descobrem, aos poucos, que vários predadores ferozes estão soltos e à caça.
Sexta-feira, 30 de maio
Sessão de Horror
Horário: 20 horas
Filme: Alien – O Oitavo Passageiro
1979, 117 min, classificação indicativa +14 anos
Sinopse: A tripulação do cargueiro interestelar Nostromo é despertada no meio da viagem para casa por estranhos sinais de socorro vindos de uma nave alienígena em um planeta aparentemente deserto. Enquanto a equipe investiga, um dos tripulantes é atacado por um organismo, que leva o embrião de um alienígena para dentro da Nostromo. Na espaçonave, a medonha criatura começa a crescer em um ritmo frenético e persegue de forma implacável todos os tripulantes.
Serviço
Sede do Cineclube Paratodos
Endereço: Rua Pedro Delmanto, 677 – Jardim Paraíso
Telefone: (14) 99757-1768