Operação Inverno oferece acolhimento a pessoas em situação de rua em Botucatu

O objetivo realizar a busca ativa das pessoas em situação de rua que estejam expostas ao frio e às baixas temperaturas, encaminhando-as para acolhimento no Espaço Acolhedor

Devido seu relevo e localização na Cuesta, Botucatu é uma cidade de clima frio comparada a outras da região. Em dias com vento, a sensação térmica aqui chega a ser até 5° mais baixa do que a registrada pelos termômetros. Sabendo dessas características únicas da cidade, todos os anos a Prefeitura de Botucatu realiza a Operação Inverno.

A iniciativa é encabeçada pela equipe da Secretaria de Assistência Social, com participação da Saúde, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e SAMU, e tem como objetivo realizar a busca ativa das pessoas em situação de rua que estejam expostas ao frio e às baixas temperaturas, encaminhando-as para acolhimento no Espaço Acolhedor.

As ações deste ano já começaram na última semana, quando as madrugadas registraram mínimas próximas aos 10° C e continuam durante todo o Inverno (próximo a setembro), quando inicia a Estação da Primavera. Todas as noites, as equipes realizam a busca ativa nas ruas de Botucatu, principalmente nas praças e marquises onde há conhecimento de pessoas em situação e rua, e oferecem às pessoas para pernoitarem no Espaço Acolhedor “Milton Francisco de Oliveira”.

No local, é oferecido um banho quente, roupas limpas, refeições e uma cama com cobertores para dormirem. Animais de estimação também são acolhidos e destinados a um espaço seguro e confortável. Na manhã seguinte, os acolhidos recebem café da manhã e atendimento da equipe técnica do Espaço Acolhedor, que tem como objetivo o atendimento integral da população e o encaminhamento aos serviços da rede.

Com a aproximação de uma frente fria, as equipes deverão ir à rua novamente em busca ativa a pessoas em situação de vulnerabilidade social que se encontram nas ruas. A população de Botucatu pode ajudar neste acolhimento, acionando as equipes pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal, indicando pessoas que estão dormindo em praças, marquises e áreas abertas.