Projeto “Livro Livre” da Samesp objetiva incentivar leitura entre pacientes e profissionais do hospital

Estratégia visa proporcionar o bem-estar integral dos pacientes e colaboradores, cuidando não apenas da saúde física, mas também do desenvolvimento emocional por meio da leitura

O Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM), hospital próprio da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), retoma o projeto “Livro Livre”. Com o lema “Ler é ganhar asas para o mundo!”,  o objetivo é promover o acesso gratuito a livros, com espaço dedicado à leitura para pacientes e profissionais da unidade. Além disso, a estratégia visa proporcionar o bem-estar integral dos pacientes e colaboradores, cuidando não apenas da saúde física, mas também do desenvolvimento emocional por meio da leitura.

Desde o relançamento do projeto, cerca de 350 livros já foram arrecadados. Para facilitar a contribuição, foram criados pontos de doação no próprio SAEI-DAM, na sede da Famesp, localizada no câmpus da Unesp em Rubião Jr., e, em breve, também na Casa do Servidor.

Um dos grandes diferenciais do “Livro Livre” é o carinho dedicado aos participantes que colaboram com doações. Como forma de agradecimento, são entregues suculentas e marcadores de página personalizados com fitinhas de miçangas, cuidadosamente produzidos pela equipe do SAEI-DAM.

“Nosso objetivo é estimular o hábito da leitura e criar um ambiente acolhedor, onde pacientes e colaboradores tenham a oportunidade e acesso a livros diversos. Toda contribuição é essencial para ampliar nosso acervo e fortalecer essa iniciativa”, destaca Rejane Marques, terapeuta ocupacional da unidade e responsável pelo projeto, que também faz questão de agradecer o apoio da equipe do SAEI-DAM.

“A colaboração de toda a equipe tem sido fundamental para o sucesso do projeto, e não posso deixar de destacar o empenho de Cleide Dias Moreira, nossa auxiliar de serviços gerais. Ela tem se dedicado com muito carinho ao recebimento e cadastro dos livros, além de sempre trazer ideias valiosas para aprimorar o ‘Livro Livre’. É gratificante ver esse engajamento, que reflete o espírito de cooperação e cuidado que queremos promover no SAEI-DAM”, finalizou. 

Doe um livro você também

Para contribuir, os interessados podem levar suas doações diretamente à unidade, localizada na Alameda dos Cedrinhos, 54 – Chácara Capão Bonito, em Botucatu, de segunda a sexta, das 6h30 às 17h, ou na sede da Famesp, dentro do câmpus da Unesp.

Para mais informações sobre o projeto e como contribuir, entre em contato com o SAEI-DAM pelo telefone (14) 3811-6537.

Leandro Rocha – Vias Digitais