Câmara realiza audiência pública de metas fiscais de Botucatu referente ao 1º quadrimestre de 2025

Durante o encontro foi  detalhado dados relacionados à execução orçamentária da administração municipal entre os meses de janeiro e abril deste ano

Sem contar com a adesão do público em plenário para acompanhar a reunião, a Câmara Municipal de Botucatu promoveu, na tarde desta quinta-feira (29), uma audiência pública para apresentação e avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao primeiro quadrimestre de 2025.

A atividade, organizada pela Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Casa, composta pelos vereadores Lelo Pagani (PSDB), Zé Fernandes (PSDB) e Welinton Japa (MDB), integra o calendário oficial de prestação de contas do município, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Durante o encontro, técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda, assim como o Secretário da pasta, Luís Guilherme Gallerani, detalharam os dados relacionados à execução orçamentária da administração municipal entre os meses de janeiro e abril deste ano. As informações incluíram demonstrativos sobre arrecadação de receitas, controle de despesas, repasses constitucionais, investimentos em áreas prioritárias e o cumprimento dos limites legais com gastos de pessoal.

A apresentação foi feita por meio de gráficos e relatórios técnicos, facilitando a compreensão das metas estabelecidas na Lei Orçamentária Anual (LOA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o período. Segundo os dados, as finanças municipais seguem dentro dos parâmetros legais, com equilíbrio entre receitas e despesas, mesmo diante de oscilações econômicas no cenário estadual e nacional.

A audiência contou, ainda, com a presença dos vereadores Antonio Vaz de Almeida – Cula (MDB), Abelardo da Costa Neto (Republicanos), Carlos Trigo (MDB), Mário Ielo (PDT), Thiago Padovan (PSD), Valmir Reis (PSD), assessores técnicos e representantes da sociedade civil. Os parlamentares presentes puderam questionar os dados exibidos e tirar dúvidas relacionadas à gestão dos recursos públicos, promovendo um espaço democrático de fiscalização e transparência.

A sessão foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara – YouTube, Facebook e TV Câmara Botucatu (Canal 31.3 da rede aberta e Canal 2 da Claro TV) –, garantindo ampla divulgação e acesso à população.Quem não pôde acompanhar a audiência em tempo real pode assistir à íntegra no canal oficial da Câmara no YouTube. Os dados apresentados também estão disponíveis para consulta no Portal da Transparência da Prefeitura de Botucatu.