Foram instruídos sobre abordagem policial, no tocante a direitos constitucionais, tratados e convenções de direitos humanos, a segurança pública e poder de polícia
A Guarda Civil Municipal (GCM), de Botucatu, promoveu com as equipes de Ronda Municipal (ROMU) e Ronda com Motocicleta (ROMO), treinamento de nivelamento tático em técnicas operacionais de abordagens a pessoas e veículos.
De maneira abrangente foram instruídos sobre aspectos jurídicos de abordagem policial, no tocante a direitos constitucionais, tratados e convenções de direitos humanos, a segurança pública no ordenamento jurídico brasileiro e poder de polícia.
Esse ordenamento prevê que os agentes dos estados, possuidores do poder de polícia, podem limitar o direito do cidadão em razão do interesse público e respeitando os demais direitos dos indivíduos amparados pelo ordenamento jurídico.
Também aponta a intervenção na liberdade das pessoas, responsabilidade contra e a favor do agente público, abordagem policial, busca pessoal, fundada suspeita, poder discricionário do guarda civil municipal, identificação veicular, busca veicular e interpretação de adulteração em sinais de identificação de veículo automotor.
Os temas abordados foram ministrados na teoria em sala de instrução e na prática em abordagens simuladas. Ao término da instrução, como de praxe e previsto no decreto da ROMU e ROMO, realizada a prática desportiva.


