Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas de Botucatu comemora seus 45 anos de atividades

Cerimônia homenageou professores da Faculdade de Ciências Agronômicas que instituíram a Fundação em 1980, para dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão

Um evento realizado no dia 30 de maio, comemorou os 45 anos da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais – a Fepaf. Realizado na sede da Fundação, na Fazenda Experimental Lageado, o evento contou com a presença dos atuais diretores da Fepaf, professores Juliano Carlos Calonego (diretor-presidente), Alexandre Dal Pai e Edson Luiz Furtado, além dos professores Caio Antonio Carbonari e Renata Cristina Batista Fonseca, respectivamente, diretor e vice-diretora da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp. Também prestigiaram o evento, diversos professores da FCA que presidiram ou integraram a Diretoria da Fepaf, além de servidores da FCA e da Fundação.

A cerimônia homenageou os professores da FCA que instituíram a Fundação, em 23 de abril de 1980, para dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da FCA. Foram instituidores da Fepaf, os professores: Carlos Roberto Espíndola, Cezar Piedade Júnior, Ciro Antonio Rosolem, Ede Cereda, José Armando Furlani Júnior, Júlio Nakagawa, Oswaldo Brinholi, Ricardo Antonio de Arruda Veiga, Sônia Maria Pessoa Pereira Bergamasco e Widsney Alves Ferreira.

Do grupo original, marcaram presença na solenidade os professores Ciro Antonio Rosolem, Julio Nakagawa, Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco e Ricardo Antonio de Arruda Veiga. O professor Carlos Eduardo Angeli Furlani, representou seu pai, o professor José Armando Furlani Junior, homenageado “In Memoriam”.

Em seu discurso de saudação, o professor Juliano Calonego apresentou os números expressivos obtidos pela Fundação ao longo dos seus 45 anos. “Para nós, é uma alegria, uma honra e uma enorme satisfação receber em nossa sede, os docentes que foram os responsáveis pela criação da Fepaf, e também os diretores-presidentes que fizeram a gestão dessa fundação durante todos esses 45 anos. Tudo o que conquistamos é graças a um trabalho sério, eficiente e transparente de todos que por aqui passaram. E principalmente, graças à ação visionária de docentes que hoje temos o prazer de homenagear”.

Presidente do Conselho Curador da Fepaf, o professor Caio Carbonari parabenizou a Fundação e entregou às mãos do professor Juliano, uma Moção de Congratulações aprovada pela Congregação da FCA.  O diretor da FCA e presidente do Conselho Curador da Fepaf leu o texto da Moção: “Desde sua criação, a Fepaf tem prestado relevantes serviços à ciência, à educação e ao desenvolvimento sustentável, destacando-se como elo fundamental entre a universidade, o setor produtivo e a sociedade. Com reconhecida atuação nas áreas agrícola, floresta, ambiental e tecnológica, reforça seu papel estratégico na promoção da pesquisa, da extensão e da inovação. Diante desse histórico, a Congregação da FCA manifesta seu reconhecimento a todos que construíram essa trajetória de excelência”.

Após a entrega das placas em homenagem aos instituidores, os professores Ciro Antonio Rosolem, Edivaldo Domingues Velini, Julio Nakagawa, Leonardo Theodoro Büll, Ricardo Antonio de Arruda Veiga e Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco fizeram uso da palavra para relembrar aspectos históricos, agradecer colaboradores e enaltecer a atuação da Fepaf ao longo das décadas.

O último ato da solenidade foi o descerramento da placa que conferiu ao anfiteatro da Fepaf o nome do professor Edson Luiz Lopes Baldin, falecido precocemente em junho de 2002, quando exercia o seu terceiro mandato na Diretoria da Fundação. Coma presença da esposa e do filho do professor Baldin, a professora Renata Cristina Batista Fonseca conduziu a homenagem. “Ao fazermos essa homenagem, queremos que o legado do professor Baldin permaneça presente nas ações dessa instituição. Nesse auditório, acontecem cursos, palestras, reuniões científicas, treinamentos, enfim, toda a sorte de eventos dos mais variados temas, mas que têm em comum uma finalidade: fazer uso da ciência e do conhecimento para transformar a vida das pessoas para melhor. Que seu nome agora inspire, com todos os atributos positivos que ele carrega, todas as atividades que acontecerão nesse espaço”.

Fotos de Daniel Barriquelo

Texto – Assessoria da FCA