Num primeiro encontro realizado em abril, os universitários aplicaram dois jogos desenvolvidos por eles, para estabelecer um contato inicial e acompanhar a dinâmica dos alunos
A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita de 50 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Alves de Araújo para participar da ExpoMAT I (Exposição de Matemática I), etapa final de uma atividade de extensão curricular denominada “Matemática Divertida: jogos matemáticos para o Ensino Básico”.
A atividade foi desenvolvida durante a disciplina “Formação Extensionista” oferecida no curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (EBB), sob responsabilidade dos professores Sergio Augusto Rodrigues e Victor dos Santos Ronchim.
O principal objetivo do projeto foi a promoção do aprendizado de tópicos de matemática de maneira lúdica e acessível, fortalecendo a formação em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODT’s) para educação de qualidade.
Além de estimular a capacidade de comunicação, a inventividade e criatividade dos graduandos em EBB, por meio do desenvolvimento de jogos voltados para a aprendizagem em Matemática, a atividade atendeu uma demanda da EMEF Jonas Alves de Araújo em relação ao ensino desta disciplina para seus alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Os conceitos utilizados para a preparação da atividade integram os requisitos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que fornece o conteúdo programático de cada disciplina em cada estágio da formação escolar.
A dinâmica
No início do primeiro semestre, 32 graduandos do curso de EBB se dividiram em sete grupos de trabalho. Cada um dos grupos formulou e desenvolveu um jogo para ser apresentado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Todos os jogos foram desenvolvidos com o foco no estímulo às habilidades e capacidades em Matemática, baseado no conteúdo listado na BNCC para o 5º ano do Ensino Fundamental, como o raciocínio lógico e realização de operações básicas, bem como o aprimoramento da desenvoltura em comunicação e interação social.
Num primeiro encontro entre os graduandos de EBB e os alunos da EMEF, realizado em abril, os universitários aplicaram dois jogos desenvolvidos por eles, para estabelecer um contato inicial e acompanhar a dinâmica dos alunos.
A etapa final da atividade foi a visita dos alunos da EMEF à Fazenda Experimental Lageado no dia 10 de junho, para a ExpoMAT, um dia de jogos abordando conceitos matemáticos, onde os participantes, além de jogar, tiveram a oportunidade de uma vez mais, trocar saberes e experiências com os estudantes universitários.
“A interação entre os alunos da EMEF e da FCA foi pensada para estimular a habilidade social e o raciocínio lógico de todos, além de servir para instigar o sentimento de colaboração e construção de um ambiente de troca e aprendizado, bem como a atuação em questões presentes na comunidade e o trabalho em equipe na formulação de dinâmicas pelos discentes do curso de EBB”, destaca o professor Sérgio Augusto Rodrigues. “Sendo a UNESP uma universidade pública, atividades como as deste projeto promovem retorno para a sociedade e, simultaneamente e contribuem para o desenvolvimento dos alunos formados na cidade de Botucatu”.
Segundo o professor Victor Ronchim, os resultados foram alcançados. “Os pareceres dos grupos de trabalho foram coletados e foi uma experiência aprovada por todos, que perceberam nas crianças a empolgação e a vontade de aprender Matemática em meio à prática de jogos e as conversas. Os alunos da EMEF se mostraram bastante entretidos e dedicados a sua atividade, e ao final, pareceram todos muito felizes de terem participado e interagido com os universitários”.
Os grupos
Grupo 1 – Animatics – Jogo de cartas contendo algarismos de 0 a 9 que trabalhas as operações matemáticas básicas e o trabalho em equipe;
Grupo 2 – Twister Matemático – Jogo baseado na dinâmica do Twister, que trabalha operações básicas, interpretação e aplicação de conceitos práticos em problemas matemáticos, equilíbrio e coordenação;
Grupo 3 – Sete Múltiplos – Jogo de cartas sobre as 7 unidades da escala de comprimento do metro (km, hm, dam, m, dm, cm, mm). Trabalha operações básicas, noção de potenciação e operações com potências;
Grupo 4 – Missão Matemática – Um aluno é escolhido para ser o desafiante, que resolverá as questões matemáticas contidas numa caixa. Os demais alunos (os especialistas) podem auxiliar. Trabalha operações básicas, problemas de lógica, frações e decimais, sequências numéricas, códigos matemáticos;
Grupo 5 – Mágica Mental – Em cada rodada, haverá cartas com problemas matemáticos. Trabalha operações básicas, rapidez no raciocínio, equivalência entre frações numéricas;
Grupo 6 – Sobrevivência nos biomas – Jogo de tabuleiro baseado na dinâmica do Minecraft, no qual o objetivo é reconstruir um bioma, utilizando recursos que são liberados quando os alunos acertam questões matemáticas. Trabalha operações básicas, lógica, resolução de problemas, tomada de decisões, trabalho em equipe;
Grupo 7 – Operações Lógicas – Dinâmica semelhante ao UNO, com o baralho de 0 a 9 cartas divididas por cores. Conceitos trabalhados: operações básicas, cálculo mental, resolução de problemas.
Da Assessoria






