Atividade de extensão estimula aprendizagem da Matemática em alunos da Rede Municipal de Ensino

Num primeiro encontro realizado em abril, os universitários aplicaram dois jogos desenvolvidos por eles, para estabelecer um contato inicial e acompanhar a dinâmica dos alunos

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita de 50 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Alves de Araújo para participar da ExpoMAT I (Exposição de Matemática I), etapa final de uma atividade de extensão curricular denominada “Matemática Divertida: jogos matemáticos para o Ensino Básico”.

A atividade foi desenvolvida durante a disciplina “Formação Extensionista” oferecida no curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (EBB), sob responsabilidade dos professores Sergio Augusto Rodrigues e Victor dos Santos Ronchim.

O principal objetivo do projeto foi a promoção do aprendizado de tópicos de matemática de maneira lúdica e acessível, fortalecendo a formação em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODT’s) para educação de qualidade.

Além de estimular a capacidade de comunicação, a inventividade e criatividade dos graduandos em EBB, por meio do desenvolvimento de jogos voltados para a aprendizagem em Matemática, a atividade atendeu uma demanda da EMEF Jonas Alves de Araújo em relação ao ensino desta disciplina para seus alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Os conceitos utilizados para a preparação da atividade integram os requisitos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que fornece o conteúdo programático de cada disciplina em cada estágio da formação escolar.

A dinâmica

No início do primeiro semestre, 32 graduandos do curso de EBB se dividiram em sete grupos de trabalho. Cada um dos grupos formulou e desenvolveu um jogo para ser apresentado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Todos os jogos foram desenvolvidos com o foco no estímulo às habilidades e capacidades em Matemática, baseado no conteúdo listado na BNCC para o 5º ano do Ensino Fundamental, como o raciocínio lógico e realização de operações básicas, bem como o aprimoramento da desenvoltura em comunicação e interação social.

Num primeiro encontro entre os graduandos de EBB e os alunos da EMEF, realizado em abril, os universitários aplicaram dois jogos desenvolvidos por eles, para estabelecer um contato inicial e acompanhar a dinâmica dos alunos.

A etapa final da atividade foi a visita dos alunos da EMEF à Fazenda Experimental Lageado no dia 10 de junho, para a ExpoMAT, um dia de jogos abordando conceitos matemáticos, onde os participantes, além de jogar, tiveram a oportunidade de uma vez mais, trocar saberes e experiências com os estudantes universitários.

“A interação entre os alunos da EMEF e da FCA foi pensada para estimular a habilidade social e o raciocínio lógico de todos, além de servir para instigar o sentimento de colaboração e construção de um ambiente de troca e aprendizado, bem como a atuação em questões presentes na comunidade e o trabalho em equipe na formulação de dinâmicas pelos discentes do curso de EBB”, destaca o professor Sérgio Augusto Rodrigues. “Sendo a UNESP uma universidade pública, atividades como as deste projeto promovem retorno para a sociedade e, simultaneamente e contribuem para o desenvolvimento dos alunos formados na cidade de Botucatu”.

Segundo o professor Victor Ronchim, os resultados foram alcançados. “Os pareceres dos grupos de trabalho foram coletados e foi uma experiência aprovada por todos, que perceberam nas crianças a empolgação e a vontade de aprender Matemática em meio à prática de jogos e as conversas. Os alunos da EMEF se mostraram bastante entretidos e dedicados a sua atividade, e ao final, pareceram todos muito felizes de terem participado e interagido com os universitários”.

Os grupos

Grupo 1 – Animatics – Jogo de cartas contendo algarismos de 0 a 9 que trabalhas as operações matemáticas básicas e o trabalho em equipe;

Grupo 2 – Twister Matemático – Jogo baseado na dinâmica do Twister, que trabalha operações básicas, interpretação e aplicação de conceitos práticos em problemas matemáticos, equilíbrio e coordenação;

Grupo 3 – Sete Múltiplos – Jogo de cartas sobre as 7 unidades da escala de comprimento do metro (km, hm, dam, m, dm, cm, mm). Trabalha operações básicas, noção de potenciação e operações com potências;

Grupo 4 – Missão Matemática – Um aluno é escolhido para ser o desafiante, que resolverá as questões matemáticas contidas numa caixa. Os demais alunos (os especialistas) podem auxiliar. Trabalha operações básicas, problemas de lógica, frações e decimais, sequências numéricas, códigos matemáticos;

Grupo 5 – Mágica Mental – Em cada rodada, haverá cartas com problemas matemáticos. Trabalha operações básicas, rapidez no raciocínio, equivalência entre frações numéricas;

Grupo 6 – Sobrevivência nos biomas – Jogo de tabuleiro baseado na dinâmica do Minecraft, no qual o objetivo é reconstruir um bioma, utilizando recursos que são liberados quando os alunos acertam questões matemáticas. Trabalha operações básicas, lógica, resolução de problemas, tomada de decisões, trabalho em equipe;

Grupo 7 – Operações Lógicas – Dinâmica semelhante ao UNO, com o baralho de 0 a 9 cartas divididas por cores. Conceitos trabalhados: operações básicas, cálculo mental, resolução de problemas.

 Da Assessoria