Guarda Civil Municipal de Botucatu reforça patrulhamento durante o Festival Brasil Ride 2025

Com a participação de atletas de todo o Brasil e de diversos países, o festival reuniu competidores, familiares, amigos e público em geral para uma experiência única

Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, a Guarda Civil Municipal de Botucatu atuou com efetivo reforçado na 13ª edição do Festival Brasil Ride, o maior evento de mountain bike do país.

Com a participação de atletas de todo o Brasil e de diversos países, o festival movimentou a cidade entre os dias 18 e 21 de junho, reunindo competidores, familiares, amigos e público em geral para uma experiência única.

Ao todo, os atletas percorreram aproximadamente 175 quilômetros de trilhas, em provas de diferentes níveis técnicos e de dificuldade. O evento contou com categorias de um ou três dias, E-MTB, Tour e Passeio Kids, promovendo uma verdadeira celebração do esporte e da convivência familiar.

A GCM, que hoje conta com um efetivo de 150 agentes, que escala de revezamento manteve todo atendimento diário padrão e esteve presente em diversos pontos estratégicos do município, garantindo segurança nos trechos críticos de passagem dos ciclistas e patrulhamento preventivo na arena principal do evento. Não foi registrado nenhum incidente policial durante todo o festival.

A operação contou com a participação integrada de todos os grupamentos operacionais da GCM: Grupo de Proteção Ambiental (GPA), Rondas Municipais (ROMU), Rondas com Motocicletas (ROMO), Patrulha Comunitária do Comércio, Patrulhamento Comunitário e Centro de Operações Integradas (COI).

O COI, por meio da “Muralha Virtual”, intensificou o monitoramento nas principais entradas e saídas da cidade, bem como em áreas públicas de maior movimentação, contribuindo decisivamente para a segurança do evento e garantiu que o Festival transcorresse dentro da normalidade, com tranquilidade e segurança para todos os participantes.