Secretarias de Meio Ambiente e de Zeladoria e Serviços já recolheram mais 50 mil pneus para reciclagem

Para evitar a degradação na natureza, os produtos podem ser reutilizados, reciclados ou processados de forma ecológica e ambientalmente responsável

Como forma de preservação do meio ambiente, Botucatu assumiu no início deste ano ampliar e organizar a coleta e reciclagem de pneus. Desde janeiro, a Prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente e de Zeladoria e Serviços, recolheu cerca de 52 mil pneus velhos e encaminhou para reciclagem.

Semanalmente, os pneus descartados são coletados e encaminhados para o sistema de logística reversa, que consiste na triagem e processamento de produtos descartados e materiais pós-consumo.

Para evitar a degradação na natureza, os produtos podem ser reutilizados, reciclados ou processados de forma ecológica e ambientalmente responsável.

Como descartar os pneus

A recolha dos pneus funciona em um ponto de coleta fixo, que fica na Rua Dr. José Barbosa de Barros, 120 – Vila dos Lavradores (entrada da Secretaria de Educação). Lá, a população e empresas como borracharias podem descartar pneus sem condição de uso.

A recolha de pneus funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 horas às 16h30. No ponto, um funcionário da Prefeitura fica responsável por fiscalizar e orientar sobre o descarte correto.

Os pneus devem ser carregados, descarregados e armazenados adequadamente dentro do galpão próprio para o descarte. O descarte irregular, ou seja, fora do horário permitido ou em local inadequado (fora do galpão) resultará em notificação e multa ao responsável.

Compromisso ambiental

O descarte correto de pneus velhos é fundamental para proteger o meio ambiente e a saúde pública, uma vez que, quando mal armazenados, estes pneus podem acumular água da chuva, tornando-se criadouros de mosquitos.

Outro problema é que o descarte de pneus direto no aterro sanitário causa acúmulos volumosos e levam muito tempo para se decompor e a reciclagem permite que o material seja reaproveitado na fabricação de novos produtos, como asfalto, pisos, tapetes, entre outros.