Guarda Civil Municipal divulga dados estatísticos do primeiro semestre com mais de 42 mil ações

Implantação do patrulhamento comunitário setorizado resultou em um expressivo aumento nas ações realizadas, fortalecendo a integração com outras Forças de Segurança

A Secretaria Municipal de Segurança, através da Guarda Civil Municipal (GCM), divulga os dados estatísticos com relação às ocorrências registradas em Botucatu no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, foram realizadas 42.673 ações.

Entre as ações destacam-se: 13 veículos recuperados produtos de furto ou roubo, 301 prisões efetuadas, 13.626 ações da Operação Presença, 8.733 rondas preventivas em escolas e 80 infrações ambientais, sendo 44 descartes irregulares de entulho, 6 casos de pichação ou fixação irregular de cartazes, 10 ocorrências de poda drástica ou corte irregular de árvores, 19 focos de queimada urbana e 1 caso relacionado ao uso de fogos de artifício.

O Programa de Patrulhamento Escolar e Comunitário Setorizado, implantado no início de 2025, foi parte da reestruturação do plano de policiamento da GCM. Essa nova estratégia permitiu o desenvolvimento de ações mais eficazes, ampliando o alcance do patrulhamento preventivo, fortalecendo o vínculo com a comunidade e aumentando a presença da GCM em todas as regiões do município.

A implantação do patrulhamento comunitário setorizado resultou em um expressivo aumento nas ações realizadas pela Guarda, fortalecendo a integração com outras Forças de Segurança. A iniciativa tem contribuído diretamente para a redução dos índices criminais e para a melhoria no atendimento à população de Botucatu.