Atividades de escola da Rede Municipal de Ensino de Botucatu são destaque no primeiro semestre de 2025

Nome da escola homenageia João Maria de Araújo Junior, médico e prefeito de Botucatu entre 1941 e 1946 e também se destacou como diretor clínico por 18 anos da Santa Casa de Misericórdia Botucatuense.

Crochê, cultura indígena e astronomia: essas foram algumas das atividades que a EMEF Dr. João Maria de Araújo Junior desenvolveu ao longo do primeiro semestre de 2025. Localizada na Vila São Lucio, a escola é uma das mais tradicionais da Rede Municipal de Ensino e atende a cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental I e II.

Crochê

Desde 2024, os alunos do 5° ao 9° ano da escola têm aulas de crochê no contraturno. Essa arte milenar trabalha a coordenação motora fina, concentração, raciocínio e criatividade.

O objetivo do crochê também é diminuir o uso de telas e gerar uma fonte de renda, como está sendo desenvolvido com os alunos dos 8° anos através do projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). No ano passado, o projeto participou do 2° BotusimMa (Simpósio do Ensino Fundamental de Metodologias Ativas), recebendo muitos elogios de quem pôde observar os resultados!

Pintura com tinta à base de urucum

Como parte das aulas sobre as contribuições da cultura indígena, os estudantes do 3º ano participaram de uma atividade especial de pintura utilizando tinta natural feita com urucum. A proposta teve como objetivo valorizar os saberes tradicionais dos povos indígenas, explorando a utilização de elementos da natureza na produção de tintas e nas manifestações artísticas.

Durante a atividade, os alunos puderam experimentar a preparação da tinta a partir do fruto do urucuzeiro e realizaram pinturas inspiradas em símbolos e grafismos indígenas, promovendo uma vivência rica em conhecimento, criatividade e respeito à diversidade cultural.

Astronomia e Astronáutica

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas, que tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico. Em 2025, os estudantes dos 4º anos participaram não só da OBA, mas como também da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).

A OBAFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Com o auxílio dos professores, os mini foguetes são construídos pelos estudantes individualmente ou em equipes de até três alunos.

Sobre a escola

O nome da escola homenageia Dr. João Maria de Araújo Junior, médico e prefeito de Botucatu entre 1941 e 1946. Na medicina, destaca-se sua atuação como diretor clínico por 18 anos da Santa Casa de Misericórdia Botucatuense.

Foi prefeito durante a Segunda Guerra Mundial e organizou o racionamento no período a fim de economizar e controlar os mantimentos, que caíram de produção durante o conflito. Faleceu em 1970, mas seu nome e seu legado seguem em Botucatu através da EMEF Dr. João Maria de Araújo Junior.

EMEF Dr. João Maria de Araújo Junior

Endereço: Praça Prof. Carmem Barbosa, 242 – Vila São Lucio

Telefone: (14) 3811-3102