Mestre Pinóquio faz história como primeiro campeão com deficiência visual no Mundial de Capoeira

Conquista consolida Botucatu no cenário mundial da capoeira e inspira uma nova geração de atletas nesse campeonato reuniu mais de 500 atletas de todo o Brasil e exterior, incluindo lendas das artes marciais

Mestre Pinóquio (Mário Sérgio Tavella Romanholi) escreveu seu nome na história da capoeira ao se tornar o primeiro atleta com baixa visão a vencer o Campeonato Mundial Volta ao Mundo Bambas. Competindo em Brasília, o botucatuense conquistou a vitória na categoria PCD (Pessoas com Deficiência) no formato de luta casada.  

O campeonato reuniu mais de 500 atletas de todo o Brasil e exterior, incluindo lendas das artes marciais como César Mutante e Thiago Marreta. “Estar entre esses grandes nomes me mostrou que estou no caminho certo”, comemora o mestre, que em 2024 participou como demonstrativo na Arena Olímpica do Rio.  

Mais do que o título, Pinóquio destaca o impacto social: “Ser referência para outras pessoas com deficiência é minha maior vitória”. A conquista no final de junho consolida Botucatu no cenário mundial da capoeira e inspira uma nova geração de atletas.

Por: Sérgio Viana